CCJ da Câmara aprova ampliar vagas de vereadores

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje a admissibilidade da emenda constitucional que cria 7 mil novas vagas de vereadores no País já a partir de 2008. A proposta passou pelo Senado e segue agora para análise de uma comissão especial. Depois, se aprovada por essa comissão, passará por duas votações do plenário da Câmara. Nesta fase final, terá de receber o voto favorável de 308 deputados, no mínimo.

Para o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), trata-se de um projeto flagrantemente inconstitucional, visto que no mínimo levará a uma recontagem de votos da eleição passada. “Isso é um ‘transatlântico’ da alegria”, atacou Biscaia. Ele, o vice-líder do DEM, José Carlos Aleluia (BA), e o deputado José Genoino (PT-SP), tentaram tirar do texto, na CCJ, a parte relativa à retroatividade.

Os outros parlamentares, no entanto, entenderam que as mudanças só devem ser feitas na comissão especial, que trata do mérito das propostas, e não na Comissão de Justiça, que apenas opina pela admissibilidade ou não. Genoino lembrou que a retroatividade provoca insegurança jurídica e, se passar, será motivo de ações no Supremo Tribunal Federal (STF).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna