Candidatos a prefeito de Curitiba têm fichas limpas

Com os dados dos candidatos a prefeito e vice-prefeito das 26 capitais brasileiras que respondem processos na Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) iniciou, ontem, a divulgação dos candidatos “fichas-sujas” registrados para as eleições municipais deste ano. A lista, que será atualizada constantemente e pretende reunir os dados de todos os municípios do país, deve estar completa em 15 de agosto, segundo o presidente da entidade, Mozart Valadares. Até agora, nenhum candidato de Curitiba consta no cadastro da AMB.

Nove candidatos a prefeito e seis a vice-prefeito, de 10 diferentes capitais, foram os primeiros citados pela AMB na relação dos candidatos que respondem processos. Entre eles, dois aspirantes à Prefeitura de São Paulo, o deputado Paulo Maluf (PP) e a ex-ministra do Turismo Marta Suplicy. A vice de Maluf, Aline Corrêa de Oliveira Andrade também aparece na lista.

Maluf, que já foi prefeito de São Paulo é, inclusive, o candidato que responde a mais processos judiciais entre os que disputam as prefeituras das capitais nos estados. São sete no total, entre ações penais, de improbidade administrativa ou eleitorais. Maluf tem quatro processos tramitando no Supremo Tribunal de Federal (STF) e outras três ações de improbidade administrativa no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Entre os processos no STF, duas ações (477 e 483) são por crimes contra o sistema financeiro nacional. Ele responde ainda a um processo por crime de responsabilidade e outro por crimes contra a paz pública.

Em nota, o candidato desqualificou os processos e criticou a interferência da AMB nas eleições. “As acusações nesses processos não têm base legal, jurídica ou administrativa. O Estado de Direito seria melhor conduzido sem politização dos juizes. Juizes não devem se meter em política. Juiz só fala nos autos”, disse.

Outros políticos famosos que pretendem governar capitais brasileiras estão na relação da AMB. O ex-senador Amazonino Mendes (PTB), candidato em Manaus e o atual prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), candidato à reeleição, também foram mencionados na lista, que tem ainda os candidatos a prefeito de Porto Velho (RO) Hamilton Nobre Casara (PSDB) e Lindomar Barbosa Alves (PV), Raul de Jesus Lustosa Filho, de Palmas (TO), Maria Dalva de Souza Figueiredo (PT), de Macapá (AP), e Marinor Jorge Brito (PSOL), de Belém (PA).

A lista da AMB, que pode ser consultada no site www.amb.com.br, disponibiliza o link para todos os processos dos quais os candidatos são réus e ainda abre espaço para que o próprio candidato comente. Até a noite de ontem, nenhum dos listados havia deixado comentário na página da entidade.