enkontra.com
Fechar busca

Política

Educação

Bolsonaro quer tirar dinheiro dos cursos de Humanas pra passar aos que dão ‘retorno imediato’

  • Por Gazeta Do Povo
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta sexta-feira (26), no Twitter, que o governo estuda “descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia” e passar para áreas que “gerem retorno imediato ao contribuinte”, como veterinária, engenharia e medicina.

De acordo com o presidente, em um twitter posterior, “a função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”.

O anúncio ocorre em meio ao lançamento de uma campanha dos partidos de esquerda pela “Valorização das Universidades Federais”, formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabra (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e apoiada pelos sindicatos, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a União Nacional de Estudantes (UNE), da Associação Nacional de Pós-Graduandos, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O exemplo do Japão (que não acabou com os cursos de humanas)

Nesta quinta-feira (25), em vídeo gravado com Bolsonaro, no Facebook, o ministro da Educação Abraham Weintraub disse ter sido inspirado no Japão para reduzir os recursos ou até acabar com os cursos de humanas.

“O Japão, que é um país muito mais rico que o Brasil, está tirando dinheiro público do pagador de imposto de faculdades que são tidas como faculdades para uma pessoa que é muito rica ou de elite, como filosofia”, afirmou. “Mas pode estudar filosofia? Pode, com o dinheiro próprio”.

“Esse dinheiro que vai para faculdades como de filosofia, sociologia, ele [Japão] coloca em faculdades que geram retorno de fato. Enfermagem, [Medicina] Veterinária, Engenharia, Medicina”, continuou Weintraub.

+Leia também: Fim do horário de verão é confirmado com assinatura de decreto por Bolsonaro

O ministro se referiu à atitude tomada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, em junho de 2015, quando enviou uma carta às universidades nacionais (públicas), alertando que elas deveriam incrementar sua eficiência para satisfazer melhor as necessidades do país.

A mensagem pedia um uso mais racional dos recursos e a priorização de áreas estratégicas – se preciso fosse, as universidades deveriam modificar ou até mesmo abolir seus departamentos de ciências sociais e humanidades para economizar.

Mas o governo japonês não acabou com os cursos de humanas. A carta enviada gerou indignação inclusive em setores em que o governo esperava mais retorno e, por isso, o Ministério japonês acabou por voltar atrás no pedido.

Jair Bolsonaro veta peça publicitária para o Banco do Brasil

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

66 Comentários em "Bolsonaro quer tirar dinheiro dos cursos de Humanas pra passar aos que dão ‘retorno imediato’"


João Gonçalves
João Gonçalves
28 dias 23 horas atrás

São cursinhos para doutrinar ideologicamente os esquerdopatas!

MAIOR DO ESTADO
MAIOR DO ESTADO
28 dias 17 horas atrás

por isso que o japão já abandonou esse tipo de curso

INOCENCIO Nunes
INOCENCIO Nunes
28 dias 23 horas atrás

Foi pra isso que votamos no Bolsonaro.
Dar retorno imediato, os últimos anos o Brasil quebrou.
BOLSONARO 2022

Mirtão Lopes
Mirtão Lopes
29 dias 4 horas atrás

Se a esquerdalha tá achando ruim é porquê tá certo.

OCIMAR LUIZ BAZANI
OCIMAR LUIZ BAZANI
29 dias 9 horas atrás

Mais um acerto do nosso presidente,essa duas “matérias”deveriam ser extintas,só serve pra quem tem josta na cabeça.

Aeap Esteves
Aeap Esteves
29 dias 12 horas atrás

…a expulsão de alunos de Universidades Federais que fossem pegos utilizando drogas ou depredando o patrimônio, assim, abrindo vaga para quem realmente quer estudar e leva a sério o aprendizado.

1 2 3 7
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas