Beto tem 73% e Gleisi 16% em nova pesquisa Ibope

Quase nada mudou na quarta pesquisa Ibope de intenções de voto para a prefeitura de Curitiba e o prefeito Beto Richa (PSDB) segue com ampla vantagem. Desta vez o tucano aparece com 73%, contra 16% de Gleisi Hoffmann (PT), segunda colocada.

Fábio Camargo (PTB) e Carlos Moreira (PMDB) têm 1% das intenções de voto. Os candidatos Lauro Rodrigues (PTdoB), Bruno Meirinho (PSOL) e Maurício Furtado (PV) não atingiram 1% das intenções de voto. Ricardo Gomyde (PCdoB) não foi citado. Quatro por cento dos entrevistados votariam em branco ou nulo e outros 4% ainda estão indecisos. O Ibope ouviu 602 eleitores, entre os últimos dias 22 e 24.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 2105/2008.

O Ibope também simulou um eventual segundo turno entre Beto e Gleisi. Segundo a pesquisa, o prefeito venceria por 72% a 18%. A pesquisa avaliou, ainda, a rejeição dos candidatos. O líder é Fábio Camargo, com 26%, seguido por Bruno Meirinho (25%) e Gleisi (22%). O prefeito Beto Richa é o que tem a menor rejeição (7%), à frente de Ricardo Gomyde (13%) e Maurício Furtado (16%). Dezoito por cento dos eleitores não votariam em Lauro Rodrigues e 21%, em Moreira.

Trinta por cento dos entrevistados pelo Ibope classificaram a atual administração do município como ótima, 52% consideram boa e 13% regular. Nas avaliações negativas, 3% dizem ser ruim e 1%, péssima.

Massa

Também ontem foi divulgada a pesquisa Datacenso/Rede Massa. Apesar de também apontar a reeleição de Beto Richa já no primeiro turno, a pesquisa foi a que atribuiu menor percentual para o prefeito, 67% das intenções de voto. Mas a vantagem para a segunda colocada segue superior a 50 pontos. Gleisi aparece com 14%. Nenhum dos outros seis candidatos atingiram 1% na pesquisa. Doze por cento declararam estar indecisos. Foram ouvidos 1.500 eleitores nos dias 20 e 22. A pesquisa está registrada sob o número 1892/2008 no TRE. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A divulgação da pesquisa foi liberada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após pedido de impugnação da pesquisa feito pelo PSDB. A consulta foi questionada por ter sido encomendada pela emissora da família do deputado federal Ratinho Junior (PSC), que apóia Gleisi.