Voto 2010

Beto Richa sofre primeiro ataque direto na TV

No dia seguinte à divulgação das pesquisas Ibope e Datafolha encomendadas pela RPC, que dão 16 e 13 pontos de vantagem para Beto Richa (PSDB) na disputa pelo governo do Paraná, o candidato tucano sofreu o primeiro ataque direto na propaganda de rádio e televisão.

O PRTB, do candidato Robinson de Paula, que não pontuou em nenhuma das pesquisas, usou seus 51 segundos do programa de ontem para criticar o ex-prefeito de Curitiba por ter renunciado à administração municipal. O programa do partido exibiu, na tarde de ontem, uma entrevista de Beto Richa antes de decidir pela candidatura à reeleição, em 2008, em que declarou que “sendo candidato à reeleição e, sendo eleito, é para cumprir os quatro anos de mandato. Não tenho obsessão alguma em ocupar títulos, cargos ou posições, não tenho obsessão em ser governador”.

Logo depois, uma apresentadora comentava: “Político que ontem falava uma coisa e hoje faz outra não tem credibilidade, quem abandonou Curitiba hoje fatalmente vai abandonar o Paraná amanhã”.

O PRTB foi o pivô do caso “Comitê Lealdade”, que resultou na denúncia do suposto caixa 2 na campanha de reeleição de Beto Richa (PSDB) na prefeitura de Curitiba em 2008.

Eram dissidentes do PRTB os candidatos a vereador que desistiram da eleição para poder apoiar Beto Richa e teriam recebido dinheiro não contabilizado para montar um comitê de apoio.

O PRTB, que apoiou oficialmente Fábio Camargo (PTB) nas eleições de 2008, é um dos autores da ação que pede a cassação dos diretos políticos de Beto e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

Estratégia

Enquanto um nanico ataca o candidato tucano, Osmar dias (PDT) mantém a estratégia de apresentar propostas, contar sua história e tentar colar sua imagem à do presidente Lula, sem fazer qualquer menção ao adversário em seu programa eleitoral.

O programa de Osmar começou a explorar mais a imagem do presidente da República, exibindo, ontem dois depoimentos de Lula: o primeiro feito em comício do dia 31 em Curitiba, e uma nova mensagem, gravada especialmente para o programa eleitoral em que Lula declara que Osmar é o candidato dele e de Dilma no Paraná e pede voto para o pedetista, que também estreou um novo jingle em que é cantado que “Lula quer Osmar governador do Paraná”.

Beto Richa, nos quase sete minutos de programa, apresentou propostas para a segurança pública e explorou os números das pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas na quinta-feira e que o apontam como vencedor no primeiro turno das eleições. O candidato tucano esteve ontem em Palmas em compromissos de campanha.