Aumento do efetivo da Polícia Civil passa em primeira discussão

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, em primeira discussão, na sessão desta segunda-feira, o projeto de lei que amplia o quadro próprio de pessoal da Polícia Civil. Segundo a mensagem do governador Beto Richa (PSDB), o quadro de policiais civis é hoje bastante reduzido e não atende às demandas do serviço, enquanto o quadro de carreira dos policiais está completamente defasado.

O líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou que o Executivo tem um amplo plano de investimentos para o setor, que passa pela recomposição dos efetivos das polícias Civil e Militar. “Com esse projeto aprovado hoje (segunda-feira) o Estado poderá contratar dois mil policiais civis”, informou. Hoje o efetivo da Polícia Civil é de cerca de 3.200 funcionários.

Em primeira discussão, igualmente, passaram: o pedido de autorização do governo para contratar operação de crédito externo até o montante de US$ 350 milhões junto ao BIRD, para financiamento do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná; a solicitação de autorização, também do Executivo, para contratar operação de crédito junto ao BNDES até o montante de R$ 157.787.000,00 – para financiamento do mesmo projeto que deve receber recursos do BIRD; e o projeto de lei nº 820/11, de autoria do Poder Executivo, instituindo o Conselho Estadual de Cultura (Consec).