CPI da Petrobras

Alvaro defende acareação entre Lina Vieira e Dilma

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu que o Senado discuta a possibilidade de promover uma acareação da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ex-secretária, que deve prestar depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na terça-feira, afirmou que a ministra lhe pediu para acelerar as investigações da Receita sobre o empresário Fernando Sarney. A ex-secretária afirma ter entendido o pedido como um recado “para encerrar” as investigações envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega que tenha tido essa conversa.

Alvaro Dias admitiu que é “muito difícil” a aprovação da acareação pelos parlamentares da base aliada ao governo, mas avaliou que seria a forma mais “eficaz” de descobrir qual das duas está falando a verdade. “No caso de convocação da Dilma, o ideal seria uma acareação entre as duas. Temos que tentar convocar a Dilma, mas isso vai depender muito do depoimento da Lina Vieira. O depoimento será basilar para a convocação da Dilma”, disse. “Isso (a realização de acareações no Senado) sempre foi assunto difícil de passar, mas acho que o debate frente a frente e a exposição do contraditório permitem a busca da verdade mais eficaz.”

O parlamentar tucano observou que, no ano passado, Dilma esteve envolvida em outra situação parecida, quando a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu a acusou de ter interferido no processo de venda da Variglog ao fundo Matlin Patterson, dos Estados Unidos, e a três sócios brasileiros. “O problema da Dilma se repete novamente, como em fatos anteriores, em que duas dão interpretações diferentes. Mais uma vez, uma senhora diz uma coisa, e outra fala outra. E nós ficamos a reboque. Não queremos prosseguir muito tempo com essa discussão.”

Ontem, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), pediu formalmente à Casa Civil cópia das imagens do circuito interno de TV do Palácio do Planalto para checar se Lina esteve ou não no local onde teria tido um encontro reservado com a ministra no ano passado. Além das imagens, Caiado solicitou acesso à planilha de controle de veículos do estacionamento do Planalto e a agenda oficial de Dilma. Alvaro Dias disse que, uma vez que Caiado receba essas solicitações, o Senado pedirá acessos aos documentos e aos vídeos.