Polícia Federal desmonta quadrilha que dava golpe da casa própria

A Polícia Federal apertou nesta terça-feira (29) o cerco contra as quadrilhas que aplicam o chamado golpe da casa própria na capital paulista. Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da PF apreenderam documentos e computadores da empresa Right Place Construções e Intermediações de Negócios, acusada de aplicar esse tipo de golpe em todo o País. Os golpistas, porém, conseguiram escapar. Segundo a PF, a quadrilha vinha atuando desde 2003 e a PF estima que o esquema tenha movimentado mais de R$ 2 milhões.

A empresa se utilizava até de publicidade em emissoras de televisão, rádio e jornais populares para atrair candidatos à compra da casa própria com a promessa de facilidades no financiamento para aquisição de casas e terrenos, mas que nunca era cumprida. O golpe consistia na cobrança antecipada de uma taxa de administração correspondente a 4% do valor financiado.

Com a fuga dos responsáveis pela empresa, agora a PF deverá requisitar a expedição de mandados de prisão preventiva pela Justiça. Entre os golpistas está o casal Sérgio Luiz Silva dos Santos, de 39 anos, e Fátima Picolini Fernandes, de 25, que, segundo agentes, seriam os donos da empresa. "Se eles não se apresentarem voluntariamente, serão considerados foragidos", disse o delegado Carlos Eduardo Pellegrini, responsável pelo caso.

Com sede na rua Tijuco Preto, 322, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo, a Right Place não possui autorização do Banco Central para atuar como instituição financeira. Os proprietários e corretores da empresa investigada responderão a inquérito policial pelos crimes de estelionato e falsidade documental, além de apropriação de valores agindo como instituição financeira sem autorização do BC.

Voltar ao topo