PMDB ajuda governo a enterrar CPI do Apagão Aéreo

Depois de muito bate-boca, xingamento e até ameaça de agressão física entre os deputados, o governo atropelou a oposição e conseguiu aprovar ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o recurso do PT que suspende a instalação da CPI do Apagão Aéreo. Com a participação decisiva do PMDB, o Planalto obteve o placar de 39 votos contra 21 na comissão. Agora, o recurso segue para o plenário, onde deve ser levado a votação hoje mesmo.

A vitória do Executivo ocorreu apesar da revelação, feita ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, de que relatórios preliminares do TCU apontam irregularidades em obras da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Na CCJ, a base aliada votou praticamente fechada com o governo. Aquinhoado com cinco ministérios – falta apenas confirmar o nome do titular para a Agricultura -, o PMDB mostrou sua força e garantiu todos os seus 12 votos na comissão. O apoio também foi unânime no PT (11 votos), no PSB (4), no PP (3), no PR (3), no PTB (2), no PC do B (1), no PMN (1) e no PTC (1). A dissidência na base ficou restrita aos dois representantes do PDT na comissão – Sérgio Brito (BA) e Wolney Queiroz (PE) – e ao líder do PV, Marcelo Ortiz (SP). O PDT ainda espera ser contemplado com o Ministério da Previdência, previsto para ser entregue ao presidente da legenda, Carlos Luppi (RJ).

Voltar ao topo