Petroleiros usam balão de 3m para protestar contra Bush

Os petroleiros não conseguiram ter acesso às instalações da Petrobras em Guarulhos (SP), onde funciona também um terminal da Transpetro, e onde se encontram hoje os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o dos Estados Unidos, George W. Bush, em visita ao País. Eles, no entanto, encontraram uma forma criativa para protestar contra a visita do estadista norte-americano: um balão de três metros de diâmetro preso ao solo com os dizeres "Fora Bush" e "Bush out", em inglês.

Da tenda montada pelos organizadores, que será palco do encontro entre Bush e Lula, é possível avistar o balão, praticamente ao lado de uma grande bandeira brasileira. Agentes norte-americanos do Exército brasileiro e da Polícia Federal fazem o policiamento local. Em uma entrada lateral da usina, que não é o acesso principal, manifestantes colaram cartazes de protesto contra o presidente norte-americano. Do local do evento, não é possível saber se há manifestações do lado de fora.

O presidente Bush está em visita a países da América Latina até o dia 14 de março. Ele passará, além do Brasil, pelo Uruguai, Colômbia, Guatemala e México para conversas, principalmente, sobre relações comerciais entre os países.

Voltar ao topo