Petrobras vai retomar construção de termoelétrica nordestina

A construção da usina geradora da Termoelétrica do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, será retomada pela Petrobrás e a Guaraniana S.A, sócias no empreendimento, que assinaram um termo de compromisso para a continuidade do empreendimento, paralisado por causa de divergências entre o acordo de compra de energia negociado anteriormente e o que foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com o impasse, as empresas sócias tiveram que negociar um novo modelo para o projeto. A Petrobrás vai assumir a gestão e fará novos aportes de capital à sociedade. A participação atual da empresa, de 30% do capital votante, será elevada até 80%, quando o projeto estiver concluído.
A usina tem capacidade nominal de 340 MW e produção de 610 t/h de vapor.

Do total de energia gerada, 300 MW serão adquiridos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Já a Petrobrás vai adquirir 40 MW e 610 toneladas por hora de vapor para consumo nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues, na região de produção de petróleo do Rio Grande do Norte.

Nota divulgada pela Petrobras informa que a retomada do projeto faz parte da estratégia da empresa de atuar de forma integrada no setor, reforçando o consumo de gás natural e melhorando as suas posições no mercado de energia elétrica.

Voltar ao topo