Petrobras e Eletrobrás firmam acordo para planejar oferta de energia no país

Acordo firmado entre as duas maiores empresas do setor de energia do país, Eletrobrás e Petrobras, busca incentivar a pesquisa e o planejamento da oferta energética no país. O trabalho conjunto pode, ainda, ampliar a utilização do gás natural.

Em entrevista à TV Nacional, o presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, lembrou que a estatal é responsável por 65% da geração de energia no país e por mais de 70% da transmissão de energia. Para ele, o acordo com a Petrobras irá ajudar a indústria nacional. "Chegamos à conclusão de que, para o país, era melhor as duas se juntarem: muito mais forte na pesquisa, muito mais forte no desenvolvimento de produtos", disse.

Segundo ele, o acordo poderá facilitar a utilização de gasodutos, o que poderá baratear o preço da energia para o consumidor. Ele cita como exemplo a região Amazônica que recebe energia gerada por meio da transformação do óleo. "Só que o óleo, além de ser muito mais caro, tem uma tributação pesada", afirmou.

Vasconcelos destacou que o gás é muito mais barato e disponível na região. "A Petrobras faz o gasoduto e leva até a turbina. A Eletrobrás pega da turbina e leva o sistema até as residências, indústrias e toda a estrutura nacional. Com isso, nós achamos que o custo da energia gerada vai diminuir um pouquinho no primeiro momento, e no longo prazo vai diminuir muito, porque o gás é natural, gerado na região e o transporte é mais barato".

Voltar ao topo