Petrobras aprova contratação de estaleiro para construção de plataformas

Rio – A Petrobras informou hoje (3) que o Estaleiro Rio Grande foi contratado para implantar um empreendimento que será utilizado pela empresa para construção e reparo de plataformas de produção de petróleo do tipo semi-submersível ? feitas a partir de casco de navios. A licitação, conduzida pela empresa Rio Bravo Investimentos, foi concluída hoje, com a assinatura do contrato.

Segundo a Petrobras, a principal instalação do empreendimento será um dique-seco, em cuja infra-estrutura haverá um cais, oficinas de processamento de aço e áreas de apoio logístico.

A obra deverá gerar mais de 250 postos de trabalho durante a fase de construção. O preço oferecido pelo estaleiro Rio Grande foi de R$ 222,9 milhões.

A Petrobras não será a operadora do empreendimento, que será disponibilizado para as empresas que ganharem as futuras licitações para construção de plataformas para a estatal brasileira.

As informações da Petrobras indicam que a infra-estrutura a ser construída será alugada pela empresa por um período de 10 anos. Está prevista, inicialmente, a construção de quatro cascos para plataformas de produção de petróleo offshore (no mar), o que vai gerar cerca de 2.500 empregos diretos na região onde o empreendimento for instalado.

Pela inexistência de uma infra-estrutura deste porte, atualmente, os trabalhos de manutenção e reparo de plataformas semi-submersíveis de grande porte são realizadas fora do país, o que implica aumento significativo de custos, deixando de gerar empregos e renda no mercado interno.

Voltar ao topo