Pessoas com necessidades especiais têm turma de formandos

Será realizada nesta quarta-feira (29) a formatura da primeira turma de alunos do projeto ?Formação para Pessoas com Necessidades Especiais?, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal ? PR) e a Fundação Weiss Scarpa.

O curso piloto do projeto foi o de Mecânica Básica Industrial com carga horária de 208 horas, distribuídas em oito disciplinas: português, matemática, leitura e interpretação de desenho técnico mecânico, introdução à tecnologia mecânica, segurança no trabalho, módulo comportamental, qualidade de vida e gestão de pessoas.

Dos 27 alunos que concluíram o curso, 12 já estão inseridos no mercado de trabalho. ?A procura é grande por parte dos empresários, pois é preciso cumprir a lei de cotas ? que propõe a colocação de 2% a 5% de pessoas com deficiência, em empresas com mais de cem funcionários?, ressalta a coordenadora do projeto Ivy Karla Abbade.

Com o sucesso do curso, a próxima edição já está garantida. Em agosto devem ser cadastradas novas turmas, segundo Ivy. Os que se interessarem pelo projeto devem procurar as Agências do Trabalhador, que cadastra e coloca no mercado do trabalho portadores de necessidades especiais.

O integrante do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, além de ter acesso às vagas de emprego nas Agências, também pode se inscrever para eventuais cursos de qualificação, como o realizado pelo Sindimetal-PR.

Como participar

Para se inscrever no PPD, o candidato deve ir a um dos pontos de atendimento da Agência do Trabalhador, levando seu currículo e documentos pessoais ? como carteira de trabalho, RG, CPF, título eleitoral, certificado de cursos concluídos, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

O programa ainda oferece orientação sobre mercado de trabalho, entrevista de emprego e apresentação pessoal. A Agência do Trabalhador de Curitiba fica na Rua Pedro Ivo, 744. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3322-7411 ou no site www.setp.pr.gov.br.

Voltar ao topo