Litoral

Vídeo mostra como vai ficar a Ponte de Guaratuba depois de pronta. Assista!

ponte de guaratuba video
Foto: reprodução / vídeo.

Depois da emissão da Licença Ambiental Prévia, no final de abril, o governo do Paraná divulgou publicamente a maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba, no litoral do Estado. No vídeo (veja logo abaixo), é possível dimensionar como vai ficar a obra depois de pronta.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), o trabalho se dá em três frentes de trabalho. Uma dos serviços já é possível ser visto por moradores de Guaratuba e usuários da travessia do ferry boat, com atividades realizadas por equipamento instalado a bordo do catamarã Parceiro do Mar. A embarcação está no mar desde o início de maio, tendo realizado oito perfurações no terreno para verificar a natureza hidrológica e geológica do local onde futuramente serão instalados os pilares de sustentação da ponte. O objetivo é avaliar as condições e o tipo de intervenção técnica necessária para sustentar a estrutura.

LEIA TAMBÉM:

>> Bordadeiras de Curitiba trocam apê para viver vida nômade em uma Kombi

>> Evento no Água Verde e Portão altera 22 linhas de ônibus neste domingo

Também estão sendo elaborados os relatórios de engenharia do Projeto Básico e Projeto Executivo de Engenharia da ponte, contemplando plano de trabalho, soluções da Obra de Arte Especial (ponte), estudos geotécnicos, estudos topográficos, caderno de projetos da OAE, cadernos de projetos da implantação dos canteiros, planos de rigging (uso de equipamentos, como guindastes, gruas, etc) e levantamentos topográficos no local de implantação do canteiro e dos acessos à ponte.

A terceira frente é específica para a elaboração de relatórios ambientais para atender as solicitações dos órgãos competentes, sendo um pré-requisito para obter a Licença Ambiental de Instalação, necessária para a etapa de execução de obra.

Até o momento já foram investidos R$ 2.258.369,46 em todos os serviços realizados. O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual.

E o custo?

O investimento na Ponte de Guaratuba será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses, sendo 24 meses para os serviços da obra. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros.

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. ( veja o vídeo) Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada (pista dupla em cada sentido), duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura), e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso a rua Nossa Senhora de Lourdes.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.