Redobrar os cuidados

Veranistas são informados sobre a dengue

As altas temperaturas que vieram junto com o verão levaram a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a redobrar os cuidados com o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Com objetivo de intensificar as ações de prevenção da doença no litoral do Estado, o Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria está realizando ações de prevenção através de panfletagem naquela região.

Nos trabalhos também estão envolvidas orientações sobre os riscos e cuidados necessários para evitar a doença nesta época propícia ao nascimento dos insetos. De acordo como o técnico do programa, Ronaldo Trevisan, nenhum caso foi registrado no litoral até ontem, mas assim mesmo a preocupação deve existir.

“Estamos trabalhando na orientação para eliminação dos criadouros do mosquito. Além disso, caso tenhamos alguma ocorrência, também estamos repassando informações à população para que o inseto não se instale no nosso litoral. Queremos com isso garantir a tranquilidade dos moradores, bem como dos milhares de turistas que buscam as praias do nosso Estado, inclusive aqueles provenientes de áreas de risco”, diz.

Portanto, segundo Trevisan, é preciso que a população fique atenta aos locais onde o mosquito pode se criar. “É preciso retirar água acumulada de garrafas, pneus e vasos. Além disso, é prudente tampar piscinas, caixas d’água, trocar frequentemente a água de animais e ainda ter cuidado com qualquer lugar que possa acumular água, o local mais propício para nascimento”, diz.

De acordo com ele, também é preciso evitar água parada em ralos, tanques, lixo reciclável acumulado e até mesmo água do vaso sanitário. “Nesses casos a população pode proteger tais locais com sacos plásticos ou até mesmo com pequenas quantidades de água sanitária”, ressalta.

Mesmo com esses cuidados, a população deve ficar atenta aos sintomas da dengue, tais como febre alta, dor de cabeça e dor no corpo. “Esses são sintomas inerentes para identificação de um caso de dengue. Quando isso acontecer, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para tratamento. Além da assistência médica, a equipe da Vigilância Ambiental irá investigar o local de contágio”, orienta.

Além da panfletagem, a secretaria disponibilizará equipes em Caiobá e Pontal do Paraná. Em Guaratuba, na Praia Central, a Secretaria de Saúde montou um ônibus, onde é possível também receber orientações sobre a doença.

Voltar ao topo