Vacinação contra a gripe prorrogada em uma semana

O prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada ao público com mais de 60 anos, foi prorrogado no Paraná até a próxima sexta-feira. Segundo a diretora do Centro de Informação e Diagnósticos de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, Inês Vian, até a última contagem, feita na quinta-feira, tinham sido imunizados 55,79% dos idosos paranaenses. ?A nossa meta sempre é 100%. Mas devemos ficar na média histórica, de mais de 87%, por isso decidiu-se pela prorrogação?, avalia a diretora.

Na prática, foram vacinados contra a gripe mais de 481 mil pessoas com mais de 60 anos. No ano passado, no mesmo período de apuração, o índice alcançado no Estado foi de 43,99% ou mais de 376 mil pessoas. ?É uma boa adesão. As pessoas não têm mais medo da vacina, apesar de sempre haver reclamações de que alguns idosos ficam gripados mesmo imunizados?, diz Vian.

Em Curitiba, subiu para 82% a cobertura alcançada pela campanha, representando a imunização de mais de 122 mil das cerca de 150 mil pessoas a partir de 60 anos que moram na cidade. Apesar de o resultado ser 12% superior à meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde um dia antes do final da campanha, a Secretaria Municipal também decidiu prorrogar a ação até a próxima sexta. ?É a última chance para se imunizar e elevar nossa cobertura acima do resultado atingido em 2005?, explica o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Em 2005 o resultado geral, entre campanha e prorrogação, ficou em torno dos 94% na capital. Em todo País, o índice atingido na apuração de ontem foi de 53,14%, o que representa mais de 8,3 milhões de idosos imunizados contra a influenza. Em 2005, no mesmo período de apuração, o índice foi de 37,15%, ou 5,7 milhões de pessoas. O balanço, ainda que parcial, confirma a avaliação feita pelo ministério de que a meta de vacinar 11 milhões de idosos em todo País será superada. O balanço final será divulgado no dia 9 de julho.

Importância

A diretora do Centro de Informação e Diagnósticos de Saúde explica que o objetivo da campanha é proteger os idosos, mais vulneráveis à complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas. A campanha, que neste ano tem o slogan ?Viva melhor. Vacine-se contra a gripe?, foi iniciada no dia 24 de abril e deveria ter terminado ontem. Os interessados devem procurar a vacina nas unidades de saúde da Prefeitura e do Estado. Vian ressalta que a vacina contra a gripe é altamente eficaz e que as pessoas não devem ter receio de tomar a dose, que é gratuita. ?Mais de 90% dos idosos que são imunizados não apresentam sintomas de gripe. Em pacientes que vivem em instituições, como asilos, o medicamento reduz em até 60% os casos de pneumonia, evitando muitos óbitos.? O Ministério da Saúde investiu na campanha deste ano R$ 130,5 milhões.

Voltar ao topo