Vacinação contra a gripe inicia sábado

A Secretaria Municipal da Saúde da capital já recebeu as primeiras 100 mil doses da vacina contra a gripe para idosos, que começa a ser aplicada gratuitamente a partir deste sábado (12). A campanha vai até 30 de abril, e a população-alvo (acima de 60 anos) é de 140 mil pessoas, segundo a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Luhm. A vacina contra a gripe faz parte da Campanha Nacional de Vacinação. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 70% da população acima de 60 anos. Na campanha do ano passado, foram vacinadas na capital 113.640 pessoas, o equivalente a 82% da população-alvo.

“A vacina diminui o risco de contrair a doença em 90% dos casos”, informou Karin. Os dados de internação em Curitiba comprovam a eficácia da vacina. A taxa de internação no SUS por pneumonia e gripe na população acima de 60 anos caiu de 10 internamentos por mil habitantes, em 1998 antes das campanhas de vacinação -, para sete em 2002.

A imunização contra a gripe pode ser aplicada junto com qualquer outra vacina. Devem receber as doses todas as pessoas com mais de 60 anos, inclusive cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos do vírus da aids ou com outro estado associado à baixa imunidade. Não podem receber a imunização idosos com alergia à proteína do ovo e ao timerosal (mercurocromo ou mertiolate) e portadores de doenças neurológicas, tanto em atividade quanto contraídas anteriormente. “Na dúvida, a pessoa deve procurar um médico”, disse Karin.

Durante a campanha, os postos estarão também atualizando o esquema de vacinação contra tétano e difteria, com a vacina dupla. Por isso, é importante que os usuários levem às unidades de saúde a carteira de vacinas.

Voltar ao topo