UTFPR divulga lista de aprovados no vestibular

Na Praça Eufrásio Correia, em Curitiba, muitos dos 580 calouros da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se sujaram de lama para comemorar o resultado do vestibular divulgado ontem. Eles estão entre os 1.742 aprovados no Concurso de Verão 2007, nos sete campi da instituição no Estado. Dos 49 cursos disponibilizados, 15 eram novidades.

Inscritos para este vestibular foram 13.118 – 18% a mais do que no concurso de 2005. Por outro lado, o número de ausência diminuiu de 6,5% para 5,2%. ?O número de inscritos aumentou porque primeiro a demanda da sociedade por vagas públicas em geral tem aumentado e, segundo, em função dos 15 novos cursos lançados. Outra razão é o fato de as provas terem sido feitas em dois dias em dezembro e não em três dias em janeiro como costuma ser?, explica o reitor da UTFPR, Éden Januário Netto.

Os cursos mais concorridos foram Engenharia da Computação (26,1 candidatos por vaga), Educação Física (24,3) e Design (23,8). Esses últimos são dois dos cursos novos. No entanto, segundo o presidente da comissão de vestibulares da UTFPR, Hans Peters, o curso mais procurado continua sendo a Engenharia Mecânica, 948 candidatos para as 44 vagas de Curitiba. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Carlos Eduardo Cantarelli, para o próximo vestibular de inverno outros seis novos cursos devem ser lançados.

Além de comentar o resultado – disponível no site www.utfpr.edu.br – o reitor da universidade fez uma avaliação do ano de 2006 e falou sobre a expansão prevista para 2007. ?Este primeiro ano como Universidade Tecnológica foi bastante positivo. Tivemos dificuldades normais de uma instituição pública, mas do ponto de vista financeiro foi bom e, quanto à aplicação do planejamento, foi muito positivo?, comenta Éden.

Como confirmou o reitor, a partir do primeiro semestre de 2007, as aulas começam em três novos campi do Paraná: Londrina, Apucarana e Toledo. Ao contrário dos outros dois, o de Londrina ainda funcionará em sede provisória. Como explica Éden, em Apucarana e Toledo a estrutura física já existe e agora o governo federal está federalizando o quadro pessoal, para iniciar as atividades. Já em Londrina, a nova unidade deve começar do zero. ?O terreno e a infra-estrutura já foi doado pela Prefeitura e o governo federal vai investir na construção. Já temos R$ 3 milhões liberados para o início da obra, para qual está previsto o investimento total de R$ 20 milhões?, esclarece. Mesmo a nova sede não estando pronta, as atividades já começam na Fundação de Ensino Técnico de Londrina (Funtel). As inscrições para o vestibular deste campus ainda estão abertas.

Além desses três, um outro campus deve ser aberto em Francisco Beltrão, onde as aulas devem começara a partir do segundo semestre de 2007. Com a consolidação desses 11 campi, a meta é que a UTFPR tenha 1.528 docentes, 900 técnicos administrativos e quase 18 mil alunos. Atualmente, os números são de 15.412 alunos, 1.354 professores e 556 técnicos administrativos.

Voltar ao topo