Uso racional da água é discutido em Curitiba

Representantes do setor industrial do Paraná se reuniram ontem, em Curitiba, para discutir alternativas e soluções para o uso racional da água. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), o setor representa 19% de todo o consumo brasileiro, enquanto a agricultura e pecuária respondem por 70% do consumo. A meta é conseguir reduzir esses índices.

O encontro, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), contou a com a participação do presidente da ANA, José Machado, e representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). No final do evento foi aprovado um documento com a contribuição das indústrias para racionalizar o uso do recurso natural. O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, destacou que entre os pontos de consenso do documento estão um plano que tem como meta a poluição zero de todo o complexo industrial do Paraná. Também melhorar o gerenciamento da regulamentação do uso da água.

Outro ponto é a diminuição da cobrança do uso da água para as indústrias que implantarem processos de reutilização.

O coordenador do conselho temático de Infra-Estrutura da Fiep, Paulo Ceschin, afirmou que o Paraná conta com diversos exemplos do consumo racional da água por grandes empresas. No entanto, o desafio é atingir o médio e o pequeno industriários. Além do reuso e utilização da água da chuva, uma nova proposta que vem sendo discutida é a utilização da água de tratamento de efluente doméstico no processo industrial.

O presidente da ANA, José Machado, disse que a cobrança do uso da água é um processo que está em curso no País e, no Paraná, a previsão é que isso ocorra a partir do segundo semestre. Ele comentou que a redução na cobrança tende a ser um processo natural, pois à medida que se capta menos vai se pagar menos. ?O reuso é uma das alternativas. Porém existem outras alternativas para poupar ou substituir a matéria-prima?, comentou Machado. 

Voltar ao topo