UFPR tenta afastar pombos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia na segunda-feira uma operação de guerra contra os pombos que tomaram conta do prédio central da instituição na Praça Santos Andrade. Segundo o prefeito do campus universidade, José Cláudio dos Santos Revoredo, um repelente em forma de goma será colocado em lugares estratégicos da instituição. “O produto deve colar na pata das aves. Como o cheiro é muito forte, acreditamos que eles vão procurar outros locais”, diz José Cláudio lembrando que o repelente não traz nenhum malefício para os animais. Dependendo do resultado do teste, o produto poderá ser aplicado em todo prédio.

A prefeitura do campus decidiu tomar a medida depois que os incômodos gerados pelas aves tornaram-se insustentáveis. Além da sujeira causada pelos ninhos na parte de fora do prédio, os pombos conseguiram, indiretamente, cancelar algumas aulas. Os chamados piolhos de pombo migraram para dentro da sala de aula, passando a incomodar os alunos. “Tivemos que trocar de sala de aula porque todo mundo estava se coçando”, conta o aluno Guilherme Bertassoni da Silva, do 4.º ano de psicologia.

Ontem as atividades na universidade foram suspensas para que o local fosse dedetizado. Segundo Revoredo, é a terceira dedetização do ano. “Fizemos duas em junho. Só que isso só ameniza e não resolve o problema. Por isso vamos utilizar o repelente”.

Voltar ao topo