Vestibular

UFPR aplica provas da primeira fase hoje

Após um ano inteiro de estudo, chegou a hora de os 43.796 candidatos inscritos para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) disputarem as 5.334 vagas oferecidas pela instituição no vestibular 2009-2010. As provas da primeira fase serão aplicadas hoje à tarde, às 14h. Os candidatos devem ficar atentos, pois os portões serão fechados às 13h30. Além de Curitiba, as provas serão aplicadas em Palotina, no oeste do Paraná.

Os estudantes deverão responder a 80 questões objetivas em cinco horas. Serão cobrados conhecimentos nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna e Português.

Para o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Van Der Heyde, é preciso que os alunos tenham tranquilidade para fazer as provas. “Estar descansado, bem alimentado e o essencial: verificar com antecedência o local de prova. Lembro aos candidatos para tomarem cuidado com os engarrafamentos, que são comuns e podem fazer com que o vestibulando se atrase. Tente chegar meia hora antes da abertura dos portões, com isso, não haverá nenhum risco”, orienta.

De acordo com o coordenador de atendimento ao aluno do curso Positivo, Ivo Carraro, também é preciso ter controle emocional. “Se o candidato estudou e se preparou para a prova, basta estar emocionalmente controlado durante a avaliação, pois o conhecimento já está com ele. Quando o aluno perde a calma, o cérebro não consegue ter acesso às informações e com isso trava”, explica.

Durante a prova os candidatos deverão estar com o comprovante de ensalamento, documento de identidade, caneta esferográfica preta, lápis ou lapiseira e borracha.

Preparação

Nos cursinhos de Curitiba os dias que antecederam à prova foram dedicados às aulas de véspera. Para o estudante André Luiz Nehls Mariano, que vai prestar vestibular para Publicidade e Propaganda, o segundo curso mais concorrido – depois de Medicina (34,23 candidatos/vaga) -, a expectativa para a prova é positiva. “Mesmo com todos os problemas que tivemos ao longo do ano, como a pausa por causa da gripe suína e as polêmicas do novo Enem, quem estiver mais preparado e seguiu firme com os estudos terá sucesso”, estima.

A candidata para o curso de Direito Karyne Schon Ribas também diz estar tranquila. “Me preparei muito bem ao longo do ano”, garante. Já para Alyne Akemy, a expectativa é outra. “Fiz a prova ano passado como treino e senti dificuldades. Acho a prova da Federal muito densa”, opina a candidata ao curso de Nutrição. O resultado da primeira fase sai em 8 de dezembro.