Trio de ciclistas pretende viajar de Paranaguá a Foz

Divulgar o ciclismo como atividade esportiva e de confraternização, e promover a atividade física para pessoas de todas as idades. Esses são alguns dos objetivos que os integrantes do projeto Paraná Leste-Oeste querem difundir. Para isso, pretendem realizar em dezenove dias um percurso de 760 quilômetros, pedalando entre Paranaguá e Foz do Iguaçu.

O projeto foi idealizado pelo professor de Matemática Osires Roriz, 52 anos, o fotógrafo Zico Lisboa, 45 anos, e o aposentado Christiano Mentges, 69 anos. A idéia surgiu, segundo conta Osires, da paixão dos amigos pela bicicleta, que é utilizada como veículo de locomoção diária ou para o lazer nos finais de semana. O mais experiente dos três aventureiros é Christiano, que se orgulha de já ter pedalado mais de seis mil quilômetros e ser recordista de diversas competições. “Com isso demonstro que a idade não faz diferença para quem quer levar uma vida saudável”, falou.

A largada está marcada para o dia 14 de outubro, da Vila Nova Brasília, na Ilha do Mel, e chegada prevista para 29 de outubro, na Ilha Acaray, no Rio Paraná, em Foz. A expectativa é pedalar oitenta quilômetros por dia. “O importante não será o tempo, e sim o objetivo da nossa aventura”, comentou. “Queremos difundir a idéia da bicicleta como uma alternativa de transporte, a importância da atividade física em qualquer idade, combater o sedentarismo, o tabagismo e consumo excessivo de álcool”, falou Osires.

Para a aventura o grupo estima que precisará de R$ 5 mil. A hospedagem e alimentação em algumas cidades, além de equipamentos para as bicicletas, eles já conseguiram garantir. Mas faltam recursos para outras despesas. Quem quiser ajudar o grupo entre em contato com Osires Roriz pelos telefones (41) 254-2928 e 9972-8977, ou pelo e-mail sobrinho.14@ig.com.br.

Voltar ao topo