Fim da prova!

Transferência para a UFPR usará nota do Enem a partir de 2026

Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba
Foto: André Rodrigues | Gazeta do Povo | Arquivo

A partir de 2026, quem deseja fazer transferência para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) não precisará mais fazer a tradicional prova de conhecimentos gerais. A seleção será feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade faz parte da nova resolução sobre o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), recém-aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da universidade.

Com as novas regras, os candidatos poderão utilizar a nota de uma das cinco edições anteriores do Enem para concorrer a uma vaga. A classificação seguirá três critérios principais, aplicados em ordem: maior média ponderada na nota do Enem; maior nota na redação; e maior idade cronológica.

Esta mudança integra um pacote de medidas que a atual gestão da UFPR vem implementando para facilitar o acesso à universidade e diminuir o número de vagas ociosas. Em outubro, por exemplo, a instituição já havia anunciado que o vestibular passará a ser realizado em fase única a partir do processo seletivo 2026/2027.

Outras mudanças a partir de 2026 na UFPR

A resolução aprovada também contempla outras seis modalidades do Provar. Duas delas são destinadas ao público externo: o aproveitamento de curso superior (para quem já tem diploma e deseja iniciar outra graduação) e a complementação de estudos (para graduados que buscam um novo grau em curso de mesmo nome, como alguém formado em bacharelado que deseja cursar a licenciatura da mesma área).

Para os estudantes que já estão na UFPR existem quatro possibilidades: mudança de turno, mudança de grau, reopção de curso e reintegração – esta última voltada para alunos com registro acadêmico cancelado.

Nestas seis modalidades, o cálculo das vagas ociosas também sofreu alterações importantes. O levantamento passará a considerar a capacidade real de cada curso e será realizado anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograp), com posterior homologação pelo CEPE. As vagas identificadas em cada ano serão disponibilizadas no Provar para preenchimento no ano seguinte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna