Sem diálogo

Trabalhadores da limpeza ambiental entram em greve

Aproximadamente 150 funcionários da empresa Viaplan Engenharia Ltda. que prestam serviços de poda, coleta de resíduos vegetais, entulhos e animais para a Prefeitura de Curitiba anunciaram greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (12). A empresa cortou o pagamento da insalubridade e não está respeitando a Convenção Coletiva na cláusula do desconto de R$ 4,00 do vale-alimentação para os trabalhadores que não tiverem faltas no período.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação – Siemaco, a empresa também não tem fornecido adequadamente uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI´s). “Tentamos o diálogo por diversas vezes, mas não tivemos resultado. Só nos sobrou a única alternativa que é a paralisação das atividades até que a empresa regularize a situação com seus funcionários”, afirmou João Geronimo Filho, presidente em exercício do Siemaco.

A decisão da greve foi tomada em assembleia realizada na quinta-feira (8) com os trabalhadores. Tanto a empresa quanto a Prefeitura já foram notificadas da greve respeitando o prazo legal de 72 horas de antecedência. Segunda-feira, a partir das 8h da manhã os trabalhadores estarão mobilizados junto com o Sindicato em frente ao posto da empresa na Rua Dr. Eugênio Bertolli, 4001, Jardim Pinheiros.