O frio chegou com força ao Paraná no início desta semana. Todas as estações meteorológicas do estado registraram, na manhã desta segunda-feira (11/5), os menores índices de temperatura de 2026 até agora. Pelo segundo dia consecutivo, o Paraná bateu recordes de frio, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

continua após a publicidade

A menor temperatura do ano no estado foi registrada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, onde os termômetros marcaram -2,4 ºC, com sensação térmica de -5,3 ºC. Já na área urbana de Guarapuava, a estação meteorológica do Simepar registrou mínima de -1,2 ºC e sensação térmica de -4,7 ºC.

Apesar das marcas negativas em Guarapuava, a menor sensação térmica do estado foi registrada em General Carneiro, no Sul do Paraná. A cidade, que já havia concentrado a menor temperatura do domingo (10/5), amanheceu com temperaturas entre -2 ºC (Inmet) e -1,7 ºC (Simepar). A sensação térmica, no entanto, chegou a -7,5 ºC.

Em Palmas, onde os termômetros marcaram -0,3 ºC, a sensação térmica foi de -2,8 ºC. Outras cidades também registraram sensação térmica negativa durante a madrugada e o início da manhã:

  • Cascavel: Temperatura de 0,0 °C  com sensação térmica de -4,0 °C;
  • Fazenda Rio Grande: Temperatura de 1,3 °C  com sensação térmica de -2,8 °C;  
  • Pinhão: Temperatura de 0,2 °C  com sensação térmica de -2,7 °C;
  • Laranjeiras do Sul: Temperatura de 1,6 °C  com sensação térmica de -2,3 °C;  
  • Irati: Temperatura de 1,5 °C  com sensação térmica de -1,8 °C;
  • Lapa: Temperatura de 0,2 °C  com sensação térmica de -1,5 °C;
  • Pato Branco: Temperatura de 1,2 °C  com sensação térmica de -1,4 °C; 
  • Toledo: Temperatura de 1,7 °C  com sensação térmica de -0,7 °C;
  • Francisco Beltrão: Temperatura de 2,3 °C  com sensação térmica de -0,5 °C;  
  • União da Vitória: Temperatura de 2,1 °C  com sensação térmica de -0,2 °C; 
  • Curitiba: Temperatura de 2,5 °C  com sensação térmica de -0,1 °C.

Temperaturas baixas persistem

continua após a publicidade

A massa de ar polar responsável pela onda de frio mais intensa de 2026 até o momento deve seguir influenciando o tempo no estado até quarta-feira (13/5). Apesar da previsão de elevação gradual das temperaturas máximas, especialmente no Noroeste, onde os termômetros podem voltar aos 25 ºC, as manhãs ainda devem continuar geladas nos próximos dias.

Segundo o Simepar, a terça-feira (12/5) ainda terá mínimas próximas de 0 ºC no Centro-Sul do estado e temperaturas em torno dos 5 ºC na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Sudeste e Sudoeste. As condições favorecem a formação de geadas de fraca a moderada intensidade nessas regiões.

continua após a publicidade

Nas demais áreas do Paraná, as temperaturas também seguem baixas, abaixo dos 10 ºC durante as primeiras horas do dia, embora com menor probabilidade para formação de geada.