Teffé pode virar ?shopping a céu aberto?

A Rua Teffé, tradicional ponto de comércio de calçados em Curitiba, irá ganhar um novo projeto urbanístico. A iniciativa – uma parceria entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes da Rua Teffé – é transformar a região em um ?shopping a céu aberto? e um novo ponto turístico da cidade. Para chegar a esse objetivo, a administração pública e a associação uniram forças e irão financiar diversas melhorias, tanto na Teffé quanto na Rua Emílio de Menezes, via próxima onde o comércio dos calçados já chegou.

A presidente da associação, Maria de Fátima Borges, conta que os empresários procuraram a Prefeitura em 2002, quando o trânsito da rua sofreu mudanças. ?Nosso temor era com o grande tráfego de veículos que se formou com a mudança das mãos da Teffé?, explica. Como existem lojas nos dois lados da via, os comerciantes temiam acidentes com os clientes. ?Às vezes as pessoas saem conferindo suas compras sem prestar atenção nos carros, o que já causou pequenos acidentes?, relata a presidente.

Foto: Fábio Alexandre/O Estado

Prefeitura e Associação de Comerciantes da Rua Teffé se uniram para financiar as obras que serão realizadas no local.

Mas dos encontros com a Prefeitura surgiu a idéia de um projeto de reurbanização da Teffé, e que deve ser concluído até o final do ano, quanto a rua completa 16 anos como o mais conhecido ponto de vendas de calçados da cidade. Maria de Fátima espera que até o Natal, época em que a rua fica repleta de compradores e os acidentes são mais freqüentes, todas as melhorias já estejam implantadas. ?A idéia é que a região toda se transforme num shopping a céu aberto com total segurança para os consumidores.?

O engenheiro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pelo projeto, Clever Ubiratan, diz que, para que as mudanças ocorram, bastarão algumas mudanças simples. ?Se trata de implantar alguns equipamentos como bloqueios de pedestres ao longo das calçadas e espaços para a travessia mais sinalizados e iluminados?, enumera. Também estão previstos a instalação de um redutor eletrônico de velocidade, um novo paisagismo, uma área de descanso com bancos e a possibilidade da mudança do itinerário de algumas linhas de ônibus que passam na Teffé.

Turismo

Outro fator que poderá ajudar o comércio da região é a possibilidade do ônibus turístico da cidade ter um ponto de parada na rua. ?Existe um grande interesse, tanto da Prefeitura quanto dos comerciantes, para que isso aconteça. Depois que o novo projeto urbanístico estiver pronto, com certeza a região, que já atrai muita gente, terá um apelo muito maio para quem vem de fora de Curitiba. Nossa esperança é que a Rua Teffé se transforme em mais um cartão postal de Curitiba?, visualiza Maria de Fátima.

Voltar ao topo