TECSul discute tecnologia e inovação no sudoeste do Paraná

Está tudo pronto para a primeira edição da TECSul – Tecnologia e Inovação no Sudoeste do Paraná, que acontece de 3 a 7 de setembro, no Centro de Eventos, em Pato Branco. Empresários da indústria de software, recém-formados e universitários da região sudoeste acompanham, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 22h30, o que há de mais moderno em Tecnologia de Informação e Comunicação. Estão previstos minicursos e palestras com especialistas da área.

A TECSul aborda temas úteis para a consolidação do setor na região: programação para dispositivos móveis, automação, mercado de trabalho, software livre e novas tecnologias para aplicativos, explica o consultor do Sebrae no Paraná, Delci de Col. O evento faz parte do plano estratégico para 2007/2008 do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação – Região Sudoeste, que reúne 28 empresas fornecedoras nacionais de software em gestão.

Segundo o consultor do Sebrae, a TECSul é uma oportunidade para fortalecer ainda mais o setor. O evento não é apenas para empresários, mas também para os estudantes das faculdades e universidades com campus na região. A TECSul é fruto de outros dois eventos que também acontecem anualmente em Pato Branco: Semana de Tecnologia de Informação e Comunicação do Sudoeste do Paraná (SEMATIS), e o Encontro JAVA do Mercosul (AFTERTASTE).

Em alta

O setor de software cresce na região sudoeste, o que tem elevado a qualificação da mão de obra e renda dos trabalhadores, e gerado novas oportunidades de negócios, ressalta Delci de Col. Existem 54 empresas que atuam no setor, maioria micro e pequenas, responsáveis por aproximadamente 500 empregos, com salários mais altos que a média paga na região.  "É uma indústria limpa, que traz divisas para os municípios."

O Sebrae desenvolve um trabalho com as micro e pequenas empresas que integram o setor desde 2001. "A partir do ano passado, com a formação do APL, estamos fazendo, com os parceiros, um trabalho mais focado, não apenas na qualificação dos processos, mas na organização das micro e pequenas empresas. Trabalhamos com gestão empresarial, competitividade no mercado regional e nacional, além de outros aspectos", complementa o consultor.

Parceria de peso

A TECSul – Tecnologia e Inovação no Sudoeste do Paraná acontece de 3 a 7 de setembro, no Centro de Eventos, em Pato Branco. São parceiros no evento, além do Sebrae no Paraná: Prefeitura Municipal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte), Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem), Faculdade Mater Dei, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Faculdade de Pato Branco (Fadep) e Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco.

Os minicursos da TECSul têm oito horas de duração, das 8h30 às 17h30, e acontecem concomitantemente. Os temas são "Model Driven Archicture" (Adilson Jr.), "Desenvolvimento JEE na Prática" (Alessandro G. Moraes), "JB 3.0" (Leandro Almeida), "Software Livre" (José Eduardo de Lucca), "Java Server Faces e Web 2.0" (Julio Faerman) e "Produtividade com JME em Aplicações Corporativas" (Robison Brito).

Ao todo, são seis palestras, que começam às 19 horas, durante toda a semana: "Sun Spot – Java em Dispositivos Mágicos" (Maurício Leal), "Enterprise Java Beans Simplificado" (Leandro Almeida), "Scripts para Plataforma Java" (Julio Faerman), "Desenvolvimento da Web com ASP.NET no Borland Developer Studio" (Adilson Jr.), "Software Livre Empreendedor" (José Eduardo de Lucca) e "Agentes Inteligentes em Java" (Robison Brito). A programação completa pode ser acessada no www.tecsul.org.br.

Voltar ao topo