Tecpar amplia inspeção veicular para os pesados

Além do serviço que já vem realizando há algum tempo em automóveis e veículos leves, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está fazendo um grande investimento na finalização de dois novos laboratórios de inspeção veicular agora também voltados para unidades de veículos pesados de qualquer capacidade.

Essa inspeção inclui avaliação de alterações nos veículos novos, especificamente quando são adquiridos os chassis e sobre ele montadas carrocerias de ônibus ou carretas especiais, além de veículos transformados para gás e sinistrados.

“Todos esses serviços já existiam, mas eram executados apenas em veículos de até 3 toneladas. Agora nós vamos a qualquer capacidade. É um investimento alto, com equipamentos de última geração, em condições de oferecer o melhor serviço” anuncia Júlio Felix, diretor operacional de Certificação do Tecpar-Cert, o braço de certificação do Tecpar, salientando que na unidade do instituto em Maringá os novos equipamentos já estão instalados e em funcionamento, enquanto em Curitiba se encontram em fase final da instalação.

Exigência

A Inspeção Veicular é exigida pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran para veículos sinistrados (acidentados), modificados ou transformados. A exigência do Denatran para realização da Inspeção Veicular visa garantir que um veículo sinistrado, modificado ou transformado tenha sido recuperado, modificado ou transformado de forma adequada e confiável, garantindo a segurança do veículo e, em conseqüência, de seus usuários, dos demais veículos e da população em geral.

O proprietário de veículo sinistrado, alguns dias após o acidente, é alertado da necessidade de fazer a inspeção veicular através de carta do Detran, remetida à sua residência. A carta informa ainda que o não cumprimento da exigência acarretará o bloqueio da documentação do veículo. O veículo bloqueado é considerado irregular e só poderá receber o Licenciamento após passar por vistoria em laboratório habilitado, como o do Tecpar. Até então, o veículo é impedido de circular. O desbloqueio do veículo só será possível com a apresentação, em qualquer Ciretran, do Certificado de Inspeção Veicular (CSV), expedido por órgão credenciado pelo Inmetro e homologado pelo Denatran, como é o caso do Tecpar, seja em Curitiba, seja em Maringá.

O serviço abrange a verificação de pneus, freios, velocímetro, emissão de gases e ruídos, amortecedores e componentes da direção e da suspensão. A duração média da Inspeção é de 45 minutos.

Após a vistoria e tendo o veículo sido aprovado em todos os testes, o cliente recebe um Certificado de Inspeção Veicular, atestando que o mesmo cumpriu as exigências do Denatran e está em condições apropriadas de tráfego.

Referência

Com mais de 20 anos de atuação na área, o Tecpar é referência no Paraná em serviços de inspeção veicular. As vistorias técnicas de segurança em veículos começaram a ser feitas no Instituto em 1980. Na época, funcionava como Centro de Apoio Tecnológico dentro do programa do Ministério da Indústria e Comércio, que incentivava o consumo do álcool como combustível. O programa motivou muitos motoristas a adaptarem os motores de seus veículos, a gasolina, para rodar com álcool, gerando a necessidade de inspeção.

No mesmo período, o Tecpar passou a prestar um serviço de apoio ao Detran, inspecionando veículos com qualquer transformação estrutural motocicletas, triciclos, buggs, automóveis, pick-ups, ônibus, caminhões, reboques e carretas leves. Em 1991, o Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, reconheceu o Tecpar como Organismo de Inspeção Credenciado para os Serviços de Inspeção Veicular. O instituto também está há alguns meses habilitado a inspecionar veículos convertidos ao uso de GNV (gás natural veicular) e agora expande o escopo de atuações também para caminhões e outros veículos pesados.

Voltar ao topo