Após investimento

Setor de neurocirurgia do HC é um dos mais modernos do Brasil

O Serviço de Neurocirurgia do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acaba de receber, neste mês de julho, quatro equipamentos que o coloca como o mais moderno do país dentre todos os hospitais universitários. Em coletiva realizada dia 22 de julho, o superintendente, Flavio Tomasich, e o chefe do Serviço de Neurocirgurgia  e  professor da UFPR, Luis Alencar Biurrum Borba, apresentaram os novos equipamentos à comunidade.

Os equipamentos, que somam quase quatro milhões de reais, vieram da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) pelo programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf) que acabaram de chegar são provenientes dos esforços da diretoria do Hospital, hoje Superintendência, que buscaram a qualificação do Hospital de Clínicas da UFPR como instituição de alta complexidade. “É o primeiro grande investimento no Hospital de Clínicas em equipamentos, nesse curto espaço de tempo em que a Ebserh contratualizou com o Hospital”, afirmou o superintendente do CHC.

Normalmente, o Hospital de Clínicas realiza cerca de 600 neurocirurgias no ano. Com uma média, mensal de 50, com os equipamentos e o aporte dos novos funcionários que ingressarão pela Ebserh, o Serviço pretende dobrar o número de neurocirurgias.

Além desses quatro, o CHC já havia recebido outros dois microscópios cirúrgicos, anteriormente. Com isso, o Hospital de Clínicas da UFPR passa a ter um dos centros de neurocirurgias mais modernos do mundo.

Segundo o professor Borba, todos esses equipamentos farão com que a neurocirurgia consiga atuar “de uma forma muito mais rápida, precisa e menos invasiva”. Com isso, ganha o paciente, que se reestabelecerá muito mais rapidamente e com menos perigo à sua vida; o médico que terá mais segurança e precisão no seu ato cirúrgico; os professores, acadêmicos e residentes de medicina que terão à disposição toda uma tecnologia de ponta, que permite toda a documentação necessária para o ensino e para a pesquisa; e toda a comunidade de modo geral, que pode ser beneficiada com um atendimento de alta qualidade, similar aos praticados nos melhores serviços de Neurocirurgia do Mundo.