Servidores da Federal voltam ao trabalho

Depois de dois meses e meio de paralisação, os servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Hospital de Clínicas (HC) voltaram ontem oficialmente ao trabalho. A decisão pelo fim da greve foi tomada no último dia 3, e nos últimos dias os servidores foram paulatinamente retomando as suas atividades.

Segundo a diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (Sinditest-PR), Ieda Neves de Almeida, o governo federal atendeu a 80% das reivindicações. Entre elas a implantação do plano de cargos e carreiras.

Durante a greve alguns setores da UFPR pararam totalmente, como o Restaurante Universitário, e outros parcialmente, como o de transportes. No HC a greve chegou a afetar o atendimento em áreas críticas e alguns pacientes que chegaram em estado grave tiveram que ser transferidos para outros hospitais. Mas a situação voltou ao normal depois que uma liminar concedida pela Justiça Federal obrigou a garantia de atendimento nos setores considerados essenciais.

Voltar ao topo