Domicílio eleitoral

Sergio Moro na disputa ao Senado pelo Paraná? Saiba o que pode impedir a candidatura

Sergio Moro. Foto: Agência Brasil

Logo que o registro de domicílio eleitoral do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) em São Paulo foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, entusiastas da candidatura do ex-juiz da Lava Jato divulgaram que Moro já estaria decidido a disputar o Senado pelo Paraná. A construção desta candidatura, no entanto, não será tão simples. Moro terá que superar alguns obstáculos para se viabilizar na disputa.

LEIA TAMBÉMLula eleito no 1º turno? E Bolsonaro? Pesquisa Quaest traz novos números da corrida eleitoral para presidente

O ex-juiz está filiado ao União Brasil, partido que, no Paraná, é liderado pela família Francischini. A legenda, hoje, é presidida pelo deputado federal Felipe Francischini, porque o pai dele, deputado estadual Fernando Francischini, está com os direitos políticos cassados pela Justiça Eleitoral.

Francischini, no entanto, está muito ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado foi o coordenador da campanha de Bolsonaro no Paraná em 2018 e, após um afastamento, ambos se reaproximaram com a cassação do deputado paranaense por divulgação de fakenews sobre fraude nas urnas durante aquela eleição. Bolsonaro “comprou a briga” de Francischini, criticou a Justiça Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal e pretende carregar o paranaense em suas viagens pelo Brasil como exemplo de “perseguição pelos tribunais” e “defesa da liberdade de expressão”.

LEIA AINDA – Aeroporto Afonso Pena é eleito o 4º melhor do mundo em ranking internacional

Assim, seria difícil ao União Brasil do Paraná abrir espaço para a candidatura de Moro, rompido com Bolsonaro e que vem fazendo severas críticas ao governo federal. Além disso, o presidente já indicou seu pré-candidato ao Senado no estado, o deputado federal Paulo Martins (PL).

Os apoiadores de Moro afirmam que o impasse partidário seria resolvido “de cima para baixo”, com o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, impondo a candidatura do ex-juiz ao diretório estadual do partido.

VIU ESSA? STF derruba decisão de Nunes Marques e Francischini perde (de novo) mandato

Para disputar o Senado pelo Paraná, Moro se indisporia, ainda, com o senador Alvaro Dias (Podemos). Pré-candidato à reeleição, Dias é um dos principais responsáveis pelo ingresso de Sergio Moro na política.

>>> Leia o que Moro diz sobre o caso, na matéria completa, na coluna do jornalista Roger Pereira.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro