Secretário da Educação promete fim da fila nas matrículas

O novo sistema de matrículas para a pré-escola e primeira série do ensino fundamental, adotado pela Secretaria da Educação de Curitiba, deve pôr fim às filas que se formam em frente às escolas municipais. Pelo menos é essa a expectativa do secretário Paulo Afonso Schmidt, que divulgou ontem os resultados das primeiras fases do projeto e os prazos para que os pais dos alunos confirmem as matrículas. “As filas eram pontuais, localizadas apenas em algumas escolas”, comentou o secretário.

Conforme levantamento da secretaria da Educação, cerca de 27.800 crianças de Curitiba estão cadastradas, das quais mais de 2 mil têm o cadastro repetido. Isso significa que cerca de 25 mil crianças estarão na escola no ano que vem, incluindo as quase 9 mil que são das áreas de risco ? ocupações. O secretário garantiu que as vagas estão garantidas para todos os cadastrados.

Pela primeira vez, as crianças ingressarão na rede pública por meio do cadastramento georreferenciado, em que os alunos terão vagas garantidas nas escolas mais próximas de suas casas. A distância média da casa ao colégio é de 1 km.

Confirmação

Desde segunda-feira, os pais de alunos de primeira série que se cadastraram no período de abril e maio estão recebendo uma carta da secretaria, solicitando o comparecimento à escola indicada. Para eles, o período para a confirmação de matrícula é de 4 a 8 de novembro. Já alunos da pré-escola estarão recebendo a carta a partir do final de novembro, e a confirmação será nos dias 9 e 10 de dezembro. Para efetivar a matrícula, é necessário levar a certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência.

Quem não receber a carta deve procurar os Núcleos Regionais de Educação, nas Ruas da Cidadania, ou buscar informações pelo fone (41) 322-0408. Já os pais que mudaram de endereço ou não concordam com a escola indicada pela prefeitura, pode procurar os Núcleos Regionais no período de 12 a 22 de novembro.

“Toda as escolas municipais recebem recurso per capita igual, portanto a condição potencial de cada escola é homogênea. Ou seja, não há necessidade de escolher essa ou aquela escola”, comentou o secretário.

A rede municipal de ensino tem, hoje, 156 escolas, com 109 mil alunos. Anualmente, uma média de 27 mil crianças começam a freqüentar escolas municipais. De 1997 a 2002, o município construiu 98 salas de aula, que atenderam 6.900 alunos do ensino fundamental. A previsão para 2003 é que sejam construídas vinte novas salas de aula. Estas ampliações gerarão 1.200 novas vagas.

Voltar ao topo