Secretaria da Saúde espera vacinar 460 mil pessoas

A Secretaria Municipal da Saúde espera vacinar 460 mil pessoas contra a gripe. A campanha nacional começa na segunda-feira e vai até o próximo dia 26 nas 109 unidades de saúde da cidade. No próximo sábado, será feito esforço concentrado em todo o País, batizado de Dia D, para imunizar grande número de pessoas. Em Curitiba, além das unidades de saúde, haverá diversos pontos de vacinação em supermercados e outros locais de fácil acesso, totalizando 65 locais.

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário para receber a vacina as crianças com idade de seis meses até 2 anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, além dos doentes crônicos. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos, explica que os grupos prioritários foram definidos conforme os riscos de evolução do quadro gripal. “A vacinação é uma atividade de rotina, que tem por objetivo evitar casos graves de gripe entre as pessoas com maior risco de evoluir com complicações”, salienta.

Prevenção

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressalta que a estratégia para prevenção da gripe não se limita à vacinação. “A vacina é apenas parte do trabalho. A lavagem e assepsia das mãos, o tratamento do quadro gripal no momento adequado são tão importantes quanto à imunização”, enfatiza.

Em todo o Brasil, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% deste público.

Voltar ao topo