Sanepar mostra soluções para coleta e destino de resíduos sólidos em Foz

A Sanepar apresentou proposta para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, durante o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, realizado quarta e quinta-feira (15 e 16), em Foz do Iguaçu. O estande da empresa também divulgou o serviço de arrecadação da taxa de lixo nas faturas de água. ?A Sanepar, por meio dos serviços que presta, pode contribuir para que os prefeitos solucionem seus problemas. Oferecer alternativas é o que estamos fazendo?, concluiu o presidente da Sanepar, Stênio Sales Jacob.

De acordo com o Stênio, o evento, que reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, diretores de autarquias, vereadores e funcionários de prefeituras, fornece subsídios para que os administradores públicos melhorem a gestão e encontrem soluções para o desenvolvimento de seus municípios.

Atualmente a Sanepar já realiza a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Cianorte (norte do Estado), fazendo a coleta do lixo e a operação do aterro sanitário. Também está negociando a implantação e operação de aterros sanitários de forma consorciada nas microrregiões de Apucarana e de Foz do Iguaçu. Já a arrecadação da taxa de lixo é mais um serviço prestado pela Sanepar em mais de 50 municípios do Estado e tem proporcionado às prefeituras maior eficiência na arrecadação e gestão deste tributo.

O prefeito de Medianeira, Elias Carrer, disse que a cobrança da taxa de lixo na fatura da Sanepar trouxe economia e segurança para o município. ?Desde que a Sanepar começou a arrecadar a taxa de lixo na fatura, o município de Medianeira ganhou em economia e tranqüilidade.? Além de contar com serviço de arrecadação da taxa de lixo, o município também faz parte de um consórcio para a implantação de aterro sanitário único na Região Extremo Oeste.

Idealizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação dos Municípios (AMP) e Governo do Estado, o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos tem o objetivo de preparar os gestores públicos para adotarem o planejamento estratégico e os planos diretores como ferramentas de auxílio à administração e também promover ações de inclusão social.

Voltar ao topo