Sanepar conclui em breve a estação de esgoto

A Sanepar conclui nas próximas semanas a ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mandaguari (Noroeste do Estado), próximo ao Ribeirão Tabatinga. A empresa investiu cerca de R$ 2,8 milhões nas obras que começaram em 2010. A ETE já atende os moradores dos jardins Progresso I e II, Morumbi, Cristina 2 e parte do Conjunto Padre Max Kalssnan. Futuramente serão beneficiados os bairros das regiões Norte e Noroeste da cidade, entre eles os jardins Delgado, Cristina, Cristina Central e do Sol.

Mandaguari possui outras duas estações. Juntas, as três ETEs atendem 56% da população com os serviços de esgotamento sanitário e são responsáveis pelo tratamento integral de todo material coletado. Com a ampliação do sistema, o índice de atendimento deve chegar perto de 70%. “Este percentual está acima dos 65% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para cidades com população de até 50 mil habitantes”, diz o gerente regional da Sanepar, Valteir Galdino da Nóbrega.

Obras

Além da reforma e implantação de novas unidades na ETE, foram construídos o emissário final de esgoto com 260 metros de extensão, travessia aérea sobre o Ribeirão Tabatinga, 14.600 metros de rede coletora e 914 ligações de esgoto no Jardim Progresso. A obra gerou 70 empregos, entre diretos e indiretos, e vai beneficiar, aproximadamente, 5 mil pessoas.

Voltar ao topo