Ruralistas mantêm cerco a invasores na Três Marias

O número de acampados na Fazenda Três Marias, em Manoel Ribas, na região Central do Estado, dobrou com a chegada de cerca de 350 famílias na manhã de ontem. Há 19 dias os agricultores sem-terra ocupam a propriedade, cercada por um grupo de fazendeiros. À tarde, sob a escolta da polícia, representantes do MST romperam o bloqueio de ruralistas que estavam acampados na beira da PR-487, que dá acesso à fazenda.

Líderes do MST no Paraná estão no local aguardando representantes do governo para iniciar uma negociação. Com eles chegaram também, em ônibus e caminhões, mulheres, crianças e móveis. As famílias que estão na Três Marias saíram de acampamentos em beiras de estradas no município de Jardim Alegre.

Na hora que os sem-terra tiravam os carros vazios da fazenda, o presidente da União Democrática Ruralista no Paraná (UDR), Marcos Prochet, tentou mobilizar um grupo para impedir a saída, mas não teve apoio. A polícia, porém, teve que retirá-lo à força do local. Ele foi liberado alguns minutos mais tarde.

Também houve três autuações. Um homem armado que acompanhava os fazendeiros foi detido. Duas motocicletas que estavam com trabalhadores sem-terra foram apreendidas por falta de documentação e os motoristas foram autuados.

No final da tarde, o presidente da UDR, Marcos Prochet, disse que a mobilização dos ruralistas continuaria. Mário Debona, da coordenação regional do MST, afirmou que as famílias estão dispostas a resistir a qualquer pressão.

Fazenda Monsanto será vistoriada

A Comissão Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia confirmou para o próximo dia 5 a visita técnica à Fazenda Monsanto, em Ponta Grossa. Participarão o representante do Ministério do Meio Ambiente, Rubens Onofre, do Ministério da Agricultura, Adailton Tomaz, a assessora da CTNBio (área vegetal/ambiental), Alessandra Lima, integrantes da Monsanto do Brasil e representantes das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente do Paraná.

A vistoria foi requisitada pelo procurador de justiça Saint Clair Santos, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente. A unidade experimental da Fazenda Monsanto, localizada em Ponta Grossa, foi ocupada por 150 integrantes do MST no dia 16 de maio passado, sob alegação de que a empresa estaria realizando pesquisas com transgênicos (soja e erva-mate) .

Voltar ao topo