Rodovias do Noroeste do Estado serão revitalizadas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou nesta quinta-feira (18) a liberação de mais R$ 52.756.069,29 para obras de melhoria na pavimentação de rodovias estaduais localizadas na região de Maringá.

Com a nova ordem de serviço, chega a R$ 145,2 milhões o valor liberado para melhorias em rodovias da região. O investimento faz parte do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc), que aplicará R$ 842 milhões na malha rodoviária do Estado nos próximos dois anos.

Os trabalhos de melhoria da pavimentação foram divididos em dois grupos de intervenções. O Grupo 1 inclui operações tapa-buraco e de recuperação de pistas, drenagem de pavimento, selagem de trincas, sinalização e segurança das rodovias. No Grupo 2 estão os serviços destinados a recuperar e garantir a durabilidade do pavimento e melhorar o conforto dos usuários.

De acordo com o diretor técnico do DER, Amauri Medeiros Cavalcanti, os trechos que receberão intervenções somam 321 quilômetros e estão distribuídos pelas rodovias PR-180, PR-182, PR-323, PR-468, PR-485, PR-486, PR-489 e PR-681.

Com o valor anunciado esta semana, o Governo do Paraná liberou nos últimos meses aproximadamente R$ 366,5 milhões para as regiões de Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel.

O fluxo de recursos integra o pacote de R$ 840 milhões do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas (PERC), administrado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e pelo DER.

O Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc) é um dos maiores programas rodoviários em andamento no País. Ele foi dividido em três subprogramas. para que as necessidades de melhorias de tráfego na malha estadual fossem atendidas.

O subprograma de Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep) contempla 2 mil quilômetros de rodovias deterioradas. A maioria das rodovias funciona como corredor de transporte regional ou estadual.

Outro subprograma, o de Conservação de Pavimentos (COP) executa reparos superficiais e também remendos profundos, mas de forma localizada. As obras serão feitas em pequenos segmentos descontínuos, associadas à melhoria da drenagem do pavimento.

O COP, dividido em 18 lotes, será estendido por aproximadamente 8 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas que apresentam atualmente menor grau de deterioração (entre 8% a 12%).

O subprograma Faixas de Domínio tem 40 lotes, em toda a malha rodoviária estadual, com serviços de capina e limpeza de sinalização, entre outras melhorias.

Esses serviços são fundamentais para manter a drenagem da pista, evitando danos ao pavimento, e também colaborar com a segurança, dando maior visibilidade à sinalização

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