Rio Bacacheri dá sinais de recuperação com aparecimento de peixes

O resultado do trabalho da Sanepar e de instituições como Amiriba (Amigo do Rio Bacacheri), Unibrasil, Prefeitura, Assolar e escolas será confirmado nesta sexta-feira (23), em Curitiba, durante solenidade que integra as comemorações do Dia do Rio. O Rio Bacacheri, graças ao trabalho que vem sendo executado há quatro anos, apresenta sensível melhora na qualidade da água. ?Em alguns trechos é possível ver peixes nadando naquelas águas que, até pouco tempo, eram sujas e poluídas?, informa a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

Os alunos de 5.ª a 8.ª séries das redes estadual e municipal de ensino da Região Norte de Curitiba vão saber quem é o ganhador do concurso para a escolha do mascote do Rio Bacacheri. A premiação será no Parque Bacacheri, a partir das 9 horas. O mascote vai ser um dos instrumentos de divulgação das ações de educação socioambiental e de preservação da bacia.

A Sanepar, com recursos da Caixa Econômica Federal, implantou 21 mil metros de rede coletora de esgoto na região, para recuperar a bacia hidrográfica do Bacacheri. Também fez vistoria em imóveis que não estavam com as ligações corretamente interligadas à rede da Companhia. ?Com o projeto em andamento desde 2004, verificamos a melhoria na qualidade da água do Rio Bacacheri, também em função do envolvimento das escolas do entorno que participaram ativamente das atividades de conservação?, explica Arion Garcia da Silva, coordenador de meio ambiente da Sanepar, para a Região Norte da Grande Curitiba.

O Amiriba busca a participação comunitária na realização de ações socioambientais na Bacia do Rio Bacacheri. O grupo de Amigo do Rio Bacacheri se reúne mensalmente para discutir maneiras de combater a poluição da Bacia. Para que as ações sejam facilitadas o grupo de Amigos dividiu a Bacia e as sub-bacias do rio em microbacias e cada uma delas é responsabilidade de um dos parceiros que integram o Amiriba. O Rio Bacacheri tem extensão de aproximadamente três quilômetros e nas suas margens também vivem pessoas carentes.

Mata nativa

O plantio de mudas nativas ? espécies como aroeira, bracatinga e branquilho ? foi executado no decorrer do ano, como reforço à mata ciliar do Rio. O plantio foi realizado com a participação de alunos das escolas, pais, professores, moradores da região e parceiros do projeto Amigo do Rio Bacacheri (Amiriba). As mudas de mata nativa foram produzidas nos viveiros da Sanepar.

Voltar ao topo