Retirada do óleo da draga deve começar hoje

A retirada do óleo diesel da draga que virou na última segunda-feira próximo ao terminal particular Ponta do Félix, no Porto de Antonina, deve acontecer hoje. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a sucção, que será realizada por uma empresa contratada pelo terminal, deve ser feita antes do içamento da embarcação. E para que não haja nenhum imprevisto, o IAP, que coordena o plano de retirada da draga, e a Marinha solicitaram que fosse realizada antes uma simulação da sucção dos cerca de sete mil litros de óleo contido nos tanques da máquina.

O órgão explicou que o trabalho de absorção e contenção dos cerca de 100 litros de combustível que vazaram foi realizado satisfatoriamente, reduzindo o dano ao meio ambiente. De acordo com o chefe do escritório regional do IAP no litoral, Reginato Bueno, a multa só será aplicada à empresa caso fique provado que ela não agiu da maneira correta após o acidente, e isso só poderá ser definido após a retirada do material e da embarcação. Técnicos do instituto permanecerão no local do acidente até que seja concluído o trabalho.

O IAP e o Corpo de Bombeiros garantem que não há risco de novos vazamentos, já que na segunda-feira mergulhadores das empresas que vão içar a draga vedaram os tanques. Era esperada para ontem a chegada das balsas com guindastes que servirão para fazer a retirada da embarcação. As barreiras de contenção devem ficar posicionadas até que os trabalhos de remoção estejam completos. A draga pertence à empresa Mineração Serra da Prata e estava realizando trabalhos para a ampliação do porto.

Voltar ao topo