PUC sedia discussão sobre Concílio Vaticano II

Religiosos de diversas regiões do País estão reunidos, no campus de Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para o Simpósio do Concílio Ecumênico Vaticano II. Diversas conferências estão sendo realizadas, até as 18h de hoje, no Teatro da Universidade (Tuca).

Segundo o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), dom Aloísio Lorscheider, estão sendo feitas análises das atividades do Concílio Vaticano II desde que ele foi criado, no dia 25 de janeiro de 1959, pelo papa João XXIII.

Ele explica que a principal função do órgão é ajudar, através do Evangelho, a fazer prevalecer no mundo o respeito ao ser humano e à natureza. “Queremos ajudar para que o mundo seja mais feliz, prestando serviços que visem o bem da humanidade”, afirma.

Os principais desafios do Concílio são fazer com que as diversas religiões vivam em harmonia, buscando realizar um trabalho em comum para o bem da comunidade, cuidar para que as comunidades eclesiais de base sejam vivenciadas integralmente, incentivar a população a ser solidária e caminhar no espírito missionário, além de promover o respeito entre os seres humanos.

Livro

Durante o simpósio, acontece o lançamento do livro Dom Pedro Fedalto – O Pastor de Curitiba, escrito pelo advogado e jornalista Valério Hoerner Júnior, com apresentação do reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto. A obra fala sobre a vida do atual arcebispo de Curitiba e suas paróquias, bispados e arcebispados.

Voltar ao topo