PUC comemora dia de Marcelino Champagnat

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná comemora amanhã o Dia de São Marcelino Champagnat com missa solene de ação de graças, às 18h30, na Paróquia Universitária Jesus Mestre, no campus Curitiba, e show do coral Champagnat, às 19h. Os dois eventos serão abertos à comunidade.

São Marcelino Champagnat fundou, em 2 de janeiro de 1817, a Congregação dos Irmãos Maristas, mantenedora da PUC, Hospital Cajuru, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Comunitário Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Rádio Clube Paranaense, Rádio Paraná, FM Educativa, TVE, repetidora da TV Vida e jornal Voz do Paraná.

Nascido em 20 de maio de 1789, em Rosey, França, Champagnat foi ordenado sacredote em 1816. Morreu em 6 de junho de 1840, sem ver a congregação reconhecida pelo governo – o que só ocorreu no dia 20 de junho de 1851, por decreto de Luís Napoleão Bonaparte – nem pela Santa Sé – o decreto que reconheceu os maristas foi assinado pelo papa Pio IX em 9 de janeiro de 1863.

“Champagnat foi um grande educador de crianças e jovens”, afirma Cristiano Rogério Pereira, estudante de Pedagogia na PUC. Para sua colega Vanessa Cristina da Costa, a PUC ensina bons princípios éticos e religiosos. “É isso que me faz feliz em estudar em uma universidade marista”, elogia. “Aprende-se não só o básico, mas o discernimento do bem e do mal, os valores e verdades da vida”, opina o acadêmico Clemílton Elias de Carvalho, que cursa Filosofia.

Voltar ao topo