Publicidade externa ganha normas em Curitiba

Empresas de Curitiba que utilizam painéis, letreiros, outdoors, totens, entre outros tipos de publicidade externa têm 120 dias para se adequar às novas regras do setor. Ontem, o prefeito Beto Richa assinou um decreto que estabelece as novas normas. O documento dispõe limites para a instalação desses objetos de publicidade, como a padronização de formatos e dos tipos de material utilizados, além da definição da área que poderá ser ocupada em cada construção (veja quadro). Com a medida, a Prefeitura espera reduzir em pelo menos 40% a concentração de publicidade externa nas ruas da cidade e, com isso, melhorar a paisagem urbana.  

As novas regras foram bem recebidas pelas empresas que produzem esse material, uma vez que os técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) discutiram o assunto com os vários segmentos envolvidos. O presidente do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Paraná (Sepex), Romerson Faco, disse que está havendo uma proliferação desenfreada de material de publicidade exterior em Curitiba e que, por isso, era necessária uma readequação no setor. ?As novas regras são importantes, até para o cidadão poder detectar melhor o anúncio. Há lugares em que há tanta poluição visual que ao invés do painel identificar o estabelecimento, acaba atrapalhando. Sem falar na concorrência desleal, pois o anunciante que tem condições financeiras melhores acaba colocando um anúncio mais evidente?, disse Faco.

Na opinião do presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), Luiz Carlos Borges da Silva, embora o setor imobiliário seja prejudicado com as mudanças, mesmo assim as novas regras são bem-vindas. ?A Prefeitura procurou ouvir todos os lados antes de definir as novas regras, isso é importante. Durante o processo, todos cederam e a idéia era atender o setor imobiliário, a Prefeitura e a população?, comentou Silva. Já o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) preferiu aguardar as próximas modificações que irão afetar diretamente sua área, para então se manifestar sobre o assunto.

A Prefeitura estima que há cerca de três mil painéis de publicidade na cidade, a maior parte deles fora dos padrões. Desde 2005, a SMU já retirou das ruas mais de dois mil quilos, semanalmente, de faixas e banners irregulares. A multa para o anunciante que estiver irregular é de R$ 400. A Prefeitura lembra que apenas o anunciante é que será punido, e não a empresa que produziu o material.

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