Programação de natal nos Memoriais Ucraniano e Polonês

Os Memoriais que celebram a presença das etnias ucraniana e polonesa em Curitiba sediam programação especial neste domingo (6). No Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa (Rua Mateus Leme), as atividades têm início às 11h e culminam com o Auto de Natal “Jaselka”.

A Festa de São Nicolau, no Memorial Ucraniano (Parque Tingui), começa às 14h e conta com a chegada do Papai Noel, além da inauguração do Monumento de Holodomor, em homenagem às vítimas da fome na Ucrânia, em 1932.

Entre as atrações que o público encontrará no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa estão o almoço e a quermesse de produtos típicos e o presépio com figuras em tamanho natural. Apresentações de corais e grupos folclóricos de dança e música integram a programação, bem como a mostra “Szopki”, que reúne uma centena de presépios poloneses feitos por artesãos, em forma de castelos da Cracóvia. A encenação do Auto de Natal “Jaselka” pelo grupo folclórico polonês Wisla acontece às 17h, com a participação do Coral João Paulo II.

O evento tem entrada franca e integra o calendário de festejos natalinos da cidade, numa promoção conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, da Missão Católica Polonesa no Brasil e da Braspol – Representação Central da Comunidade Polonesa no Brasil. No domingo seguinte, dia 13 de dezembro, as atividades prosseguem com o “Natal das Etnias – Confraternização das Nações” que, a partir das 11h, proporcionará almoço polonês e quermesse de produtos típicos de diversas etnias, shows musicais e danças folclóricas, encerrando a programação de Natal do Bosque do Papa.

No Memorial Ucraniano (Parque Tingui), a Festa de São Nicolau começa às 14h de domingo (6), com celebração religiosa e inauguração do Monumento do Holodomor, em homenagem às vítimas de um dos mais trágicos acontecimentos da história da Ucrânia: a fome artificial provocada pelo regime comunista, em 1932.

A partir das 15h, as atividades culturais tomam conta do Parque Tingui, com apresentação de corais e grupos folclóricos ucranianos, ao lado de grupo de banduristas. Considerada a voz da Ucrânia, a bandura surgiu no século XIV e é um instrumento que unifica os princípios acústicos do alaúde e da harpa. Oferecendo barracas de artesanato e culinária típica ucraniana, a festa encerra às 18h com a chegada de São Nicolau, que distribuirá balas e presentes às crianças.