Sujeira

Produção de lixo aumenta 7,5% no litoral do Estado

Foram recolhidas 1.504 toneladas de lixo nos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, entre os dias 30 de dezembro e 02 de janeiro. O volume é 7,5 % superior ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.398 toneladas.

Apenas no dia 31 de janeiro, as três empresas contratadas para fazer a coleta de lixo no litoral, retiraram das residências e da orla 417 toneladas de lixo. No fim do dia 01 de janeiro – após as festas da virada do ano – foram 404 toneladas de lixo recolhidas. Este número representa o dobro do volume de lixo coletado em dias normais da temporada de verão, quando o volume chega a 222 toneladas.

Mas, de acordo com o Instituto das Águas do Paraná – órgão responsável pela coordenação das empresas contratadas para coletar o lixo no litoral – a expectativa é que o volume total de resíduos gerados aumente após o término dos trabalhos desta segunda-feira.

Isso porque ainda existe grande volume de lixo na estação temporária de transbordo de Matinhos e que será encaminhado ao aterro sanitário para pesagem ainda hoje. As áreas de transbordo são licenciadas e cedidas pelas prefeituras municipais para auxiliar o recolhimento nos dias de pico, permitindo que os caminhões voltem mais rápido para os setores de coleta.

“Usando as áreas de transbordo para esvaziar o caminhão compactador, reduzimos o tempo de retorno ao setor de coleta, amenizando o efeito do tráfego intenso e concentrado de veículos nas principais vias de acesso aos aterros sanitários e às cidades. Todas estas áreas serão desativadas após este período”, disse o coordenador técnico do Instituto das Águas, Everton de Souza.

Segundo ele, o apoio da população retirando o lixo entre as 18h e às 08h, é fundamental para garantir o recolhimento, pois muitos caminhões continuam trabalhando à noite.

Desde o dia 15 de dezembro foram coletadas 4,5 mil toneladas de resíduos domiciliares. O número representa um aumento de 12%, se comparado com o mesmo período da temporada de 2009/2010. 

Voltar ao topo