Prevenção é melhor forma de evitar insetos em casa

A prevenção é a melhor maneira de evitar os indesejáveis insetos que aparecem nas residências, principalmente com o aumento das temperaturas durante o verão. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Controladores de Pragas e Vetores (Aprav), Wilson Reis Filho, os domicílios e estabelecimentos comerciais devem respeitar algumas regras de prevenção antes de utilizar inseticidas como única forma de se combater essas pragas (insetos, aracnídeos, ratos, pombos, etc).

Reis apresenta a regra dos cinco As: referentes à atração, acesso, abrigo, alimento e água. "A pessoa deve evitar ter em casa coisas que atraiam os insetos. Geralmente eles são atraídos por odores e luz. As lâmpadas de vapor de sódio são as únicas que não os atraem", explica. O segundo ponto é o acesso. Conforme Reis, as portas não devem ter frestas, o ralo e o vaso sanitário devem ser mantidos fechados. "O terceiro A é do abrigo. As residências são lugares mais quentes do que a rua, por isso é importante saber que os insetos procuram abrigo também nas épocas frias, mas em menor intensidade, já que se multiplicam menos nessas épocas. É justamente o abrigo que faz com que as pragas se proliferem". Os outros dois As são o alimento e a água, essenciais para a vida de qualquer organismo. "O simples ato de acondicionar o lixo de maneira correta pode fazer grande diferença", destaca.

Reis afirma que é importante lembrar que os insetos estão nas cidades bem antes delas se tornarem urbanas, daí a necessidade da prevenção. O ideal é aprender a conviver com eles, não apenas tentar extingüí-los, já que isso causaria um desequilíbrio na cadeia alimentar, por exemplo.

Quanto ao uso de inseticida, o presidente da Aprav alerta que o comportamento de empresas especializadas em dedetização vem mudando. "Agora, além de fazer a aplicação, as empresas filiadas à Aprav fazem um estudo do comportamento dos insetos para que seja feito o trabalho preventivo". (Lawrence Manoel)

Serviço: Mais informações sobre a Aprav e dicas de combate às pragas podem ser encontradas no www.aprav.com.br ou pelo telefone (41)243-0066.

Voltar ao topo