Prefeitura inicia pavimentação da Salgado Filho

A Prefeitura iniciou na manhã desta sexta-feira (30) a pavimentação do trecho da avenida Senador Salgado Filho em frente ao campus da Pontifícia Universidade Federal do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho. A previsão é que o trecho, de cerca de 500 metros, onde se situam os portões 1 e 4 da PUC seja liberado ao trânsito na segunda-feira, 2, apesar das chuvas frequentes registradas neste mês.

As obras estão sendo feitas entre as ruas Thomas Edison e Jóquei Clube e incluem a implantação de um novo sistema de drenagem, retirada de todo o asfalto velho, terraplenagem, pavimentação, calçadas e meio-fio.

As outras duas quadras da Salgado Filho, entre a Linha Verde e a rua Thomas Edison já foram reformadas e liberadas ao trânsito ainda em dezembro. O trecho em frente à PUC só entrou em obras depois de terminada a fase de vestibulares e concursos públicos que tiveram provas no campus do Prado Velho.

A reforma faz parte do projeto de implantação do binário PUC formado pela Salgado Filho e rua Imaculada Conceição, também reformada, ampliada em 700 metros, e liberada ao tráfego no ano passado, permitindo a travessia da Linha Verde em linha reta e fazendo a ligação dos bairros Prado Velho, de um lado, e Guabirotuba e Uberaba, de outro.

A implantação do binário é resultado de uma série de estudos e levantamentos técnicos que levaram em conta, entre outras coisas, os focos geradores de trânsito na região como, por exemplo, o Colégio Medianeira e o campus da PUC no Prado Velho, e a melhoria da eficiência do transporte coletivo beneficiado, por exemplo, com a melhor fluidez do trânsito.

Quando o binário estiver pronto, a avenida senador Salgado Filho será mão única no sentido Guabirotuba-Prado Velho e a Imaculada Conceição terá sentido único, a partir da Jóquei Clube, do Prado Velho para o Guabirotuba.

Com isso, quem estiver na Linha Verde sentido Norte-Sul e quiser entrar na pista sentido Sul-Norte vai entrar na Salgado Filho à direita, em seguida à esquerda (Pedro de Toledo) e à esquerda de novo na Imaculada Conceição, atravessando a pista Norte-Sul e entrando à esquerda na Sul-Norte sem encontrar trânsito em sentido contrário.

Para quem estiver na Linha Verde, sentido Norte-Sul e quiser ir até a PUC vai apenas entrar à direita na Salgado Filho. Da pista Sul-Norte para a PUC bastará sair da Linha Verde pela Imaculada Conceição e entrar na Salgado Filho, fazendo a travessia.

Essa é uma situação de trânsito bem diferente da antiga BR, onde os motoristas faziam conversão à esquerda na própria pista da rodovia, com trânsito intenso em sentido contrário, o que tornava este cruzamento um dos mais congestionados da cidade, além de ser um perigoso ponto para o motorista e totalmente inviável para o pedestre que agora terá ponto de travessia com semáforos, faixas e rampas.

As obras de implantação do Binário PUC incluem ainda a construção de quatro pontes – três no mesmo sentido, e que se tornarão pistas da Linha Verde, e uma transversal à Linha Verde.

Também faz parte da adequação viária para o binário a ampliação, feita no ano passado, de 700 metros da rua Imaculada Conceição, que antes terminava a duas quadras da antiga BR e agora chega ao outro lado da Linha Verde, e a reforma da rua Plácido de Castro, paralela à Linha Verde, no Guabirotuba.

O binário PUC é o último dos quatro binários previstos nesta primeira etapa da Linha Verde. Os outros três – São Pedro, Santa Bernadethe e Fanny – já estão em funcionamento fazendo a ligação dos bairros a leste e a oeste da antiga BR. Somados, os quatro binários envolvem trechos de 30 ruas e têm quase dez quilômetros de extensão.

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