Prefeitura estipula horários para depósito de lixo nas ruas

Vigora há pouco mais de um mês a medida, adotada pela Prefeitura de Curitiba, de proibir o depósito de lixo em frente a prédios, casas e comércio antes das 18h no centro e arredores – como é o caso dos bairros do Água Verde, Batel, Mercês, Bigorrilho, Juvevê e Cabral. O problema é que muita gente ainda não está cumprindo a nova determinação, mesmo com a presença de agentes municipais percorrendo os bairros para avisar os moradores. Mas vale ficar atento: passada esta fase, o não cumprimento vai pesar no bolso, com multa de R$ 400 aos responsáveis pela colocação do material antes da hora estipulada.

Diferentemente do anel central, quem mora nas zonas Norte ou Sul da cidade vai ter de depositar o lixo de manhã, antes das 7h – e não à noite, como de costume. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, a decisão foi tomada com base na sujeira que o lixo nas ruas pode causar quando fica muito tempo exposto. ?A sujeira pode ir para os boeiros ou entupir bocas de lobo. Além disso, há os carrinheiros, que nem sempre armazenam o lixo adequadamente?, justifica.

A primeira providência da Prefeitura é avisar os moradores. Depois, caso haja desrespeito à determinação, vem a notificação. Uma nova reincidência vai implicar em multa. Ainda assim, muita gente demonstra ainda não saber da medida – ou simplesmente ignorá-la. Apenas uma volta à tarde pelo bairro Água Verde, onde os moradores já foram avisados no início deste mês, evidencia isso. Muitas lixeiras estavam cheias antes do horário estipulado. Segundo a moradora de um prédio na Avenida Getúlio Vargas, Elisa Tokuie, é porque as pessoas saem para trabalhar no início da tarde e preferem não acumular o lixo em casa. ?Acho bom proibir. A rua fica mais limpa?, diz. A lixeira do prédio estava lotada – e a multa, neste caso, deve ser dividida entre os condôminos.

O comerciante Sérgio Ceccato relatou que não sabia da determinação. ?Mas acho que está certo. O ideal é colocar naquelas caixas de metal com tampa.? Já o carrinheiro Lauro Wilson Cavalheiro indigna-se. Ele sentiu bastante diferença na quantidade de papel coletado. ?O material que a gente vende já quase não tem valor?, diz. O diretor de limpeza pública da Secretaria de Meio Ambiente, Nelson Xavier Paes, defende que a intenção da Prefeitura é deixar a cidade limpa e que a colocação do lixo no horário certo vai apenas organizar melhor o tráfego dos carrinheiros. ?Será concentrado mais tarde, evitando que fiquem o dia todo esperando o lixo.? Ele avisa ainda que, no caso da coleta seletiva – à qual se aplica a mesma medida, porém de acordo com os horários de coleta em cada bairro – será dada uma hora antes da passagem do caminhão para que os carrinheiros retirem o material que lhes interessa. ?Sentimos que a medida já está surtindo efeito?, completou. Os moradores dos bairros já avisados pela Prefeitura devem ficar atentos, pois a fase de notificações teve início na segunda-feira. Há nove registros até o momento de desrespeito à medida que, mais tarde, podem virar multas.

Voltar ao topo