Prefeitura de Apucarana vai cobrar pelo recape de ruas

Os proprietários de terrenos de Apucarana, nas áreas onde a prefeitura está realizando recape de ruas, receberão ainda este ano um carnê de cobrança do serviço. Em média, cada contribuinte deverá pagar R$ 600,00 ao Município. Com estes recursos será criado um Fundo de Pavimentação, com o objetivo de ressarcir ao Programa Paraná Urbano o montante de R$ 148 mil. Até o momento estão sendo aplicados R$ 398 mil em 4,4 mil metros de ruas do anel central da cidade. O prefeito Valter Aparecido Pegorer (PFL) confirmou ontem que as planilhas de custos estão sendo concluídas. Em seguida, serão definidas as formas de pagamento a serem oferecidas aos contribuintes.

As obras de recuperação de vias do anel central de Apucarana começaram em fevereiro. Os trabalhos já estão em sua segunda etapa. Na primeira etapa de recuperação das vias públicas, foram aplicados R$ 250 mil, sendo R$ 50 mil de contrapartida do município. A etapa seguinte, que já está em fase de conclusão, teve repasse de R$ 148 mil do Programa Paraná Urbano. Ao todo, estão sendo recuperados 49 mil metros quadrados de pavimento.

O prefeito de Apucarana explicou ontem que é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a cobrança dos serviços de melhorias realizados na cidade. Além disso, complementou, o Programa Paraná Urbano, quando liberou os recursos, determinou a restituição dos valores transferidos ao Município. Por outro lado, explicou o prefeito Pegorer, não está sendo feito apenas um recape de ruas, mas sim uma nova pavimentação. ?O asfalto tem uma vida útil de cinco anos e, em Apucarana, a área em que o serviço vem sendo realizado tem mais de 20 anos de uso ininterrupto, sendo, portanto, necessária a aplicação de nova camada asfáltica?, justificou o prefeito ao determinar a cobrança da contribuição de melhoria. (
Fonte: DA EDITORIA “JL” )

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