População do São Braz reivindica instalação de semáforos

Moradores e comerciantes bloquearam ontem por duas horas a Rua Antônio Escorsin, na esquina com Rua José Tomasi, no bairro São Braz, em Curitiba, para reivindicar a instalação de semáforos e redutores de velocidade na pista. Os motoristas normalmente abusam da velocidade no local, o que tem causado muitos acidentes e atropelamentos.

Existe uma lombada eletrônica na rua, mas ela está desativada há seis meses, segundo relatos dos moradores. Com isso, os motoristas não respeitam o limite de velocidade. A irresponsabilidade gera acidentes gravíssimos, inclusive com mortes. A maior incidência é de atropelamentos, mas também há muitos casos em que os carros perdem o controle e acabam atingindo pedestres na calçada. ?Estamos com uma situação crítica. Esta rua é um verdadeiro matadouro. O movimento é muito grande e os carros andam em excesso de velocidade. Todo mundo tem um conhecido que morreu ou sofreu acidente aqui?, conta Venceslau Ignaczuk, morador do bairro.

O comerciante Ali Mansur explica que os acidentes acontecem toda semana. ?Semana passada, uma caminhonete que trafegava em alta velocidade parou em cima da calçada e atingiu uma garota de 17 anos. Todas as semanas temos acidentes com mortes. Todo mundo aqui está correndo risco. É preciso que se tome uma atitude com a máxima urgência?, afirma.

O presidente da Associação dos Moradores das Moradias Caiçara – localizada na região, Antônio Batista dos Santos, revela que protocolou dois ofícios na Prefeitura de Curitiba há 30 dias, para tentar uma solução para o enorme número de acidentes. ?Queremos um sinaleiro e redutores de velocidade?, diz.

A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, comunicou que o contrato com a empresa que faz a manutenção das lombadas eletrônicas está vencendo e que este mês será feita uma nova licitação.

Somente depois disso a lombada eletrônica da Rua Antônio Escorsin será religada, provavelmente em junho. Enquanto isso, nos próximos dias, a Diretran vai instalar um semáforo de pedestres perto da lombada eletrônica. Não será um semáforo de cruzamento. Os técnicos da Diretran ainda estão estudando o melhor local para a instalação do equipamento.

Voltar ao topo